Estes trabalhos, realizados por administração direta, contam com um investimento superior a 35 mil euros e estão integrados no Plano Geral de ampliação da rede de saneamento do concelho e do plano geral de renovação da rede de água.
Aumentar gradualmente a abrangência da rede de saneamento já existente junto dos aglomerados populacionais nos diversos sítios do concelho, que apesar de próximos do perímetro urbano ainda aguardavam pela construção da rede de esgotos é o objetivo deste investimento municipal de suprema importância para a qualidade de vida das populações.
Permitir e garantir melhores condições de saneamento básico e consequentemente melhores condições de saúde e de vida para os habitantes do concelho são ganhos que estão na base destas intervenções que também têm benefícios ao nível da preservação do ambiente.
Importa referir que, nos últimos anos, o Município investiu de forma continuada mais de 500 mil euros na ampliação da rede de saneamento. Procurando a maior eficiência dos recursos disponíveis, estas obras são concretizadas sempre que possível com recurso a programas de apoio financeiros comunitários e/ou por administração direta.
Neste momento, encontra-se em fase de aprovação a candidatura de financiamento para a primeira fase da Rede de Esgotos da Mesquita que interliga a EM 514 e a EN 270 e para a segunda fase e ligação da rede de saneamento de Machados ao emissário da Rede de Esgotos das Águas do Algarve.
A melhoria e o aumento das redes de distribuição de infraestruturas por todas as áreas urbanizadas do concelho, promove a qualidade de vida, a qualidade ambiental e garante melhor saúde e bem-estar a toda a população do concelho e está entre as prioridades do executivo municipal.