«Garantir o fornecimento de água segura e de qualidade a todos os consumidores» foi o ponto de partida do Plano de Segurança da Água (PSA), que acaba de ser implementado no Município de Albufeira.
O PSA foi elaborado com o apoio da LUSÁGUA – Serviços Ambientais, S.A e compreendeu desde a identificação dos riscos até às medidas de controlo. Foi também avaliado o impacto mitigador das medidas propostas para a resiliência do sistema às alterações climáticas em diferentes cenários. José Carlos Rolo refere que este “foi um passo importante”.
 
O Município de Albufeira acaba de implementar um Plano de Segurança da Água (PSA), com o apoio da LUSÁGUA – Serviços Ambientais, S.A. O objetivo deste Plano é o de garantir a quantidade e qualidade da água fornecida aos consumidores.
 
Para tal, e conforme definido no Decreto-Lei n.o 152/2017 de 7 de dezembro, procedeu-se à identificação dos riscos inerentes ao sistema de abastecimento de água, desde a sua origem até à torneira do consumidor, estabeleceram-se medidas de controlo que reduzem ou eliminam os riscos identificados e estabeleceram-se processos de verificação da eficácia das medidas implementadas e a implementar.
 
Foi também avaliado o impacto mitigador das medidas propostas para a resiliência do sistema às alterações climáticas em diferentes cenários.
 
Refira-se que este PSA decorre da preocupação do Município com a quantidade e qualidade da água fornecida aos munícipes e teve por base a metodologia de referência da OMS e as recomendações da ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos).
 
Segundo o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, “os resultados deste projeto são extremamente positivos para o Município, considerando que a avaliação e gestão do risco do sistema de abastecimento permitiu identificar e atuar sobre os aspetos críticos do sistema. A implementação do PSA permitiu, também, agilizar procedimentos e fornecer ferramentas importantes à equipa responsável pela sua implementação.”
 
O Município de Albufeira acredita que o desenvolvimento e implementação do PSA “foi um passo importante para garantir o fornecimento de água segura e de qualidade a todos consumidores”, conclui o autarca.