O Município de São Brás de Alportel participou nas comemorações do 78º aniversário da Estrada Nacional 2, no passado dia 11 de maio, que tiveram lugar na vila do Sardoal.

A cerimónia comemorativa contou com a presença de autarcas, antigos autarcas e técnicos dos 35 concelhos atravessados pela mítica Estrada Nacional 2, assim como de representantes do Observatório N2, do Banco BPI e da Infraestruturas de Portugal.

Um momento que contou com intervenções do Presidente do Sardoal, Miguel Borges, Ana Vicente das Infraestruturas de Portugal e do Presidente da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, Luís Machado.

Durante a cerimónia, o autarca sardoalense realçou a importância deste projeto para os territórios trespassados pela mítica estrada, afirmando que “este interior de Portugal é tão bom, tão bom, tão bom, que até tem mar”.

Ana Vicente, Coordenadora de Operação do Distrito de Santarém das Infraestruturas de Portugal, apresentou o trabalho realizado por aquela instituição, que demonstra o empenho da entidade gestora de grande parte da EN2 na conservação, manutenção, colocação de sinalética e requalificação da mítica estrada num valor de 5 milhões de euros no período de 2019-2024.

Luís Machado realçou a importância do envolvimento dos 34 concelhos associados da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, referindo que “é um gosto trabalhar o maior projeto de coesão territorial em Portugal”.

Durante a manhã, realizou-se, ainda, a antestreia do documentário “EN2: A Estrada que nos une” que, em 60 minutos, consegue transmitir algumas das emoções e sentimentos que qualquer viajante poderá sentir ao longo da Estrada. De realçar que este documentário estará brevemente disponível nas salas de cinema e auditórios do país.

De frisar que a Estrada Nacional 2 (EN2) foi identificada pela primeira vez no dia 11 de maio de 1945, data da publicação do Decreto-Lei nº 34.593, que instituiu o primeiro Plano Rodoviário português.

Ao ligar Chaves a Faro, a EN2 tornou-se na maior estrada de Portugal – no total 739,260 quilómetros – atravessando 35 concelhos, distribuídos por 11 distritos, que podem ser percorridos quer a caminhar, quer a correr, de bicicleta, de mota, de carro ou de autocaravana. Uma excelente forma de descobrir o interior de Portugal, explorando a cultura, a gastronomia e as tradições das diferentes regiões do país.

 

Facebook:  https://www.facebook.com/Rotaen2/posts/pfbid02QGL878DDsBNJp791NFL7Bfc2qg93xba1J4rTvMEyRgMETdFYTqC5F91qnLSJZRnnl

Site: https://www.rotan2.pt/news/86