A Oliveirense alcançou hoje um “nulo” na Madeira, frente ao União, em encontro da 18.ª jornada da II Liga de futebol, o que lhe permitiu manter a liderança, mas pode ser alcançado pelo Freamunde.

Antevia-se uma tarefa complicada para o líder no terreno do terceiro classificado e confirmou-se na prática, com a Oliveirense a sentir grandes dificuldades para suster o maior pendor ofensivo dos locais, sobretudo na parte final, com o guarda-redes João Pinho a cotar-se como a figura, com defesas valorosas que evitaram a derrota da sua equipa.

Este ponto precioso permite à Oliveirense comandar, isolado, o campeonato, com 36 pontos, mas o Freamunde defronta na segunda-feira o Benfica B, no Seixal, e em caso de vitória colar-se-á ao líder no topo da classificação, com 36 pontos.

No entanto, a tarefa que espera a equipa nortenha é árdua, tendo em conta que defronta o sexto classificado, o Benfica B, candidato aos lugares cimeiros da tabela, ainda que o regulamento não autorize a subida de divisão às equipas B

Quem “ganhou” em vários campos foi o Desportivo de Chaves, que foi às Aves vencer por 3-2 o Desportivo local e subiu ao terceiro lugar, isolado, com 31 pontos, aproveitando os empates de União da Madeira, agora quarto, e Tondela, que foi a Portimão empatar a um golo com o Portimonense, sendo o atual quinto classificado, com 29.

O Desportivo das Aves até entrou com o "pé direito" no jogo, ao marcar logo aos três minutos por Caballero, de penálti, mas a equipa flaviense operou a reviravolta ainda na primeira parte com três golos, por Raphael Guzo, aos 23 minutos, e dois de Luís Pinto, aos 38 e 42. Na segunda parte, a equipa da casa reduziu aos 82, por Zé Valente, mas só depois do central visitante Paulo Monteiro ter sido expulso, aos 73.

De destacar, ainda, os sete golos marcados em Marvila, no triunfo do Sporting B (13.º) por 4-3 sobre o Oriental (21.º), e o empate a um golo imposto pelo Atlético na deslocação ao Olival, para defrontar o FC Porto B, que é, neste momento, o sétimo classificado, com 28 pontos.

O Sporting B quebrou um "jejum" de golos há seis jornadas para o campeonato, e logo com quatro golos, um dos quais, o primeiro, de "bandeira", de autoria do "mini-Messi" escocês, Ryan Gauld, o qual, após recuperar uma bola ao médio orientalista Tiago, desferiu um remate espetacular que fez a bola entrar no canto superior direito da baliza do Oriental.

De salientar, ainda, que o Oriental esteve a perder por 4-1, mas "voltou" ao jogo graças à entrada do antigo jogador do Benfica, o veterano Bruno Aguiar, que entrou aos 65 minutos e no espaço de seis, aos 79 e 84, reduziu para 4-3 com dois remates de meia distância.

O Atlético, atual 22.ºclassificado, que não vencia há cinco jornadas, surpreendeu o FC Porto B, somando o quarto empate consecutivo fora de casa, numa partida em que os dois golos resultaram de erros claros dos respetivos setores defensivos.

O FC Porto "B", que vinha de duas vitórias consecutivas, somou o seu segundo empate caseiro consecutivo e é agora sétimo classificado, com 28 pontos, os mesmos do Benfica B, sexto.

A 18ª jornada encerra na segunda-feira, com os jogos Sporting da Covilhã-Sporting de Braga B e Benfica B-Freamunde.

 

JEC // PFO

Lusa/Fim