Comemoração dos 25 anos do Curso de Artes Visuais da ES de Silves
No âmbito da Semana Cultural «Percurso Artístico no Património» do Agrupamento de Escolas de Silves integrada no Projeto Cultural de Escola «D’ARTE VAIA», decorreu na manhã do passado dia 30 de maio a conferência “D’arte vaia … em retrospetiva» para comemorar os 25 anos do Curso de Artes Visuais.
 
Os convidados foram recebidos com performances de alunos do ensino secundário e do primeiro ciclo na entrada da Escola Secundária de Silves, com acompanhamento musical de um professor.
 
A conferência contou com testemunhos de ex- alunos e (ex-) professores do Curso de Artes Visuais, com o lançamento de 25 postais e de um livro do livro alusivo a esta comemoração e teve como oradoras a subcomissária do Plano Nacional Artes, Sara Brighenti, a Diretora Regional da Cultura, Adriana Nogueira, e a Vereadora da Educação de Silves, Luísa Conduto.
 
No decorrer da conferência todos assistiram à performance dos alunos da EB 1 de São Marcos da Serra, resultado do projeto “Na Rota da Água”, que integra a Bienal Cultura Educação, com direção artística de Rui Afonso.
 
Dando continuidade às aprendizagens sobre a temática da água, este projeto iniciou-se com visita à ribeira onde os alunos apanharam canas e a partir delas construíram três tipos de instrumentos musicais e exploraram o domínio do instrumento do ponto de vista da sonoridade.
 
No dia 30, tal como já tinha acontecido em São Marcos da Serra a 19 de maio, encantaram com a sua criatividade e musicalidade.
 
O programa deste “Percurso Artístico no Património” incluiu exposições, instalações artísticas, performances nas áreas da música e expressão dramática, oficinas artísticas, conferências, palestras, … envolveu todo o agrupamento e vários parceiros culturais do território, promovendo a apresentação de trabalhos que cruzam o currículo, o património e as várias linguagens artísticas.
 
No âmbito da missão do Plano Nacional das Artes, foi celebrado um de protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Silves e o Plano Nacional das Artes.