A nível nacional o concelho de São Brás de Alportel ocupa o 3.º lugar com o maior volume de perdas de água (412 litros/ramal.dia), de acordo com os últimos dados da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).
Segundo o Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve, São Brás de Alportel é o concelho da região com maiores perdas de água reais, com uma taxa de 45,3% (711.354 m3/ano).
Além disso, o Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água (PNUEA) para o período de 2012 e 2020 definiu diversos objetivos a nível nacional. São Brás de Alportel é mais uma vez o concelho do Algarve com piores resultados, encontrando-se a 25,3% da meta pretendida.
O Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel desvalorizou estes dados na sua entrevista do 31/8 à Antena 1, tendo referido que "estes resultados são obtidos em virtude de não serem contabilizados os autoconsumos, nomeadamente a água utilizada para rega de jardins e espaços verdes, assim como a água doada pelo Município a coletividades e aos bombeiros."
Foi com perplexidade que o Presidente da Comissão Política do PSD de São Brás de Alportel, o Eng.º do Ambiente Rui Silva, recebeu tais afirmações, depreendendo, portanto, que “os São-Brasenses podem ficar descansados relativamente a esta matéria, uma vez que as perdas de água não contempladas no referido autoconsumo não serão preocupantes!? Afinal está tudo controlado e não existe problema nenhum? Estes são os típicos malabarismos com os números que o Partido Socialista gosta de utilizar. ".
Rui Silva refere ainda que "esta atitude revela uma total irresponsabilidade face ao problema. Mostra claramente que esta temática não foi uma prioridade ao longo dos últimos 20 anos por parte do executivo socialista" tendo concluído que "é preciso sermos sérios e admitirmos que o Executivo Socialista não esteve bem nesta matéria."
O PSD/SBA ao longo dos últimos anos tem alertado para esta situação em inúmeras reuniões de câmara, reuniões da assembleia municipal e em diversos comunicados enviados para a comunicação social.
Esperamos que o recente investimento de 45.000,00 Euros na aquisição e colocação de caudalímetros por parte do Município represente um ponto de viragem nas políticas de eficiência do sistema de abastecimento de água.
De qualquer forma, para o PSD/SBA está longe de ser suficiente. É necessário um maior investimento nas perdas e fiabilidade da rede de abastecimento, com a implementação de um controlo ativo de perdas, focado essencialmente no controlo de caudais e da pressão na rede e nas equipas de campo especializadas na sondagem das infraestruturas. Paralelamente, é necessário um forte investimento na remodelação de toda a rede de distribuição, com a substituição de condutas, eliminando infraestruturas antigas e desajustadas, bem como materiais obsoletos.
O PSD São Brás de Alportel continuará ativo e diligente na resolução dos problemas existentes no concelho, trabalhando pelo FUTURO de TODOS os são-brasenses.
Por: PSD São Brás de Alportel