O japonês Mu Kanazaki apontou os dois golos dos algarvios, aos 13 e 83 minutos, tendo João Vieira (51) marcado o tento dos flavienses na transformação de uma grande penalidade.
Numa partida em que as equipas repartiram o domínio e as oportunidades de golo, coube ao Portimonense comandar a primeira parte, período no qual abriu o marcador, aos 13 minutos, na sequência de um livre direto, com Kanazaki, de ângulo difícil, a surpreender o guarda-redes Stefanovic.
A partir daqui, e apesar do melhor futebol praticado, com trocas rápidas de bola, os algarvios raramente construíram ocasiões para dilatarem o marcador até ao intervalo.
No segundo tempo, a formação comandada por Norton de Matos entrou disposta a alterar o sentido do jogo, assumindo o controlo a meio campo e imprimindo maior velocidade ao ataque, o que lhe permitiu chegar à igualdade, através de uma grande penalidade, por falta cometida por Ewerton sobre João Mário, quando este se conseguiu isolar.
João Vieira, aos 51 minutos, transformou o castigo máximo, restabelecendo o empate.
O golo provocou alguma intranquilidade nos algarvios, deixando que o Chaves reforçasse o domínio, construindo duas outras ocasiões para virar o resultado a seu favor, com João Vieira e João Reis a falharem o alvo por centímetros.
Contudo e apesar do domínio dos flavienses, o Portimonense voltou a marcar, através de um pontapé de canto, na sequência do qual Kanazaki surgiu sem oposição e bisou, fixando o resultado em 2-1.
Jogo no Estádio Municipal de Portimão.
Portimonense - Desportivo de Chaves, 2-1.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Kanazaki, 13 minutos.
1-1, João Vieira, 51 (grande penalidade).
2-1, Kanazaki, 83.
Equipas:
- Portimonense: Ricardo Ferreira, Ricardo Pessoa, Ivo Nicolau, Maurício, Mamadu, Ryuki, Fernandinho (Bata, 68), Zambujo (João Paulo, 86), Fabrício, Ewerton e Kanazaki (Juninho, 90).
(Suplentes: Carlos Henriques, Acácio, Juninho, Bata, Jorge Teixeira, João Paulo e Adelino).
Treinador: Vítor Maçãs.
- Desportivo de Chaves: Stefanovic, Sagna, Miguel Ângelo, Paulo Monteiro, João Vicente, Luciano, Hugo Santos, Tarcísio (Fall, 86), Patrão (Raphael Guzzo, 46), João Mário (João Reis, 62) e João Vieira.
(Suplentes: Paulo Ribeiro, Lamine Ba, Raphael Guzzo, Bruno Magalhães, João Reis, Miguelito e Fall).
Treinador: Norton de Matos.
Árbitro: João Capela (Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Patrão (18), João Mário (19), Ivo Nicolau (25), Ryuki (32), Zambujo (35), Ewerton (50), Luciano (55), Maurício (64), Raphael Guzzo (66), Tarcísio (79) e João Reis (80).
Assistência: cerca de 400 espetadores.
JPC // PA
Lusa/Fim