O Portimonense venceu hoje por 3-2 na receção ao Marítimo, em jogo entre duas equipas em situação tranquila na I Liga portuguesa de futebol, da 33.ª e penúltima jornada da prova, disputado em Portimão.

O avançado colombiano Jackson Martínez marcou o golo do triunfo algarvio aos 88 minutos, depois de a equipa madeirense ter estado por duas vezes em vantagem, graças ao ‘bis’ do camaronês Joel, aos 26 e 39 (o último de grande penalidade) e de os anfitriões terem restabelecido a igualdade, pelos brasileiros Henrique, aos 28, e Dener, aos 62.

O Portimonense, que tinha assegurado a permanência no escalão principal na ronda anterior, igualou na classificação do campeonato o Marítimo, derrotado nas últimas cinco jornadas fora de casa, ambos com 39 pontos.

Jogo no Estádio Municipal de Portimão.

Portimonense - Marítimo: 3-2.

Ao intervalo: 1-2.

Marcadores:

0-1, Joel, aos 26 minutos.

1-1, Henrique, 28.

1-2, Joel, 39 (grande penalidade).

2-2, Dener, 62.

3-2, Jackson Martinez, 88.

 

Equipas:

- Portimonense: Leo, Vítor Tormena, Lucas, Jadson, Ruben Fernandes, Paulinho (Dener, 46), Pedro Sá, Henrique (Aylton Boa Morte, 46), Lucas Fernandes, Tabata e Jackson Martinez (Ruster, 89).

(Suplentes: Gonda, Hackman, Dener, Felipe Macedo, Bruno Reis, Ruster e Aylton Boa Morte).

Treinador: António Folha

- Marítimo: Charles, Nanu, Zainadine, Douglas Grolli, Fábio China, Fabrício (Rodrigo Pinho, 64), René Santos (Leandro, 90+2), Vukovic, Barrera, Correa e Joel Tagueu (Pelágio, 84).

(Suplentes: Abedzadeh, Bebeto, Lucas Áfrico, Rodrigo Pinho, Gamboa, Pelágio e Leandro).

Treinador: Petit.

 

Árbitro: Cláudio Pereira (AF de Aveiro).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Joel Tagueu (52) e René Santos (61).

Assistência: 2.929 espetadores.

 

No Estádio Municipal de Portimão, o camaronês Joel Tagueu e assinou os golos da equipa madeirense, aos 26 e 39 minutos, o segundo de penálti, tendo Henrique (28), Dener (62) e o avançado colombiano (88) marcado para os algarvios.

No encontro da 33.ª e penúltima jornada, a formação orientada pelo antigo internacional português Petit colocou-se em vantagem aos 26 minutos por intermédio de Joel Tagueu, que finalizou de cabeça um pontapé de canto.

Contudo, a vantagem durou apenas dois minutos, com Henrique (28) a restabelecer a igualdade, ao aproveitar uma defesa incompleta do guarda-redes madeirense a remate de Tabata.

O avançado camaronês Joel Tagueu (39 minutos) voltou a dar vantagem à formação insular, ao ‘bisar’ através de um penálti, a castigar derrube do guarda-redes algarvio a Barrera, vantagem que se manteve até ao intervalo.

Depois de uma primeira parte em que o jogo teve apenas um só sentido, o da baliza algarvia, a formação comandada por António Folha apresentou-se com maior velocidade, obrigando o Marítimo a recuar e a defender perto da sua área.

O avançado colombiano Jackson Martinez teve, aos 56 minutos, a oportunidade para voltar a igualar a partida, mas o remate saiu a escassos centímetros da baliza de Charles.

O maior domínio dos algarvios acabou por surtir, quando Dener (62 minutos), de cabeça, finalizou um livre apontado por Tabata, tendo o Portimonense conseguido virar o resultado a seu favor e garantido a vitória a dois minutos do final, quando Jackson Martinez, de cabeça, bateu Charles, após um canto.

O Portimonense, que tinha assegurado a permanência no escalão principal na ronda anterior, igualou na classificação do campeonato o Marítimo, somando ambos 39 pontos.

 

Por: Lusa