David Ferreira da Silva, Daniela Cunha, João Diogo Barbosa, João Maria Jonet e Katerina Drakos, de formações e quadrantes políticos e ideológicos diversos, conheceram a realidade de São Brás de Alportel junto dos são-brasenses que encontraram nas ruas, cafés, estabelecimentos comerciais, no Ninho de Empresa 4 Olhos, no Mercado Municipal e na Escola Secundária José Belchior Viegas onde tiveram um encontro com quatro turmas do 12º ano e onde contaram também com a presença da Diretora do Agrupamento de Escolas, Sónia Figueiredo e da Vice-Presidente da Câmara Municipal, com os pelouros da juventude, cooperação externa e participação cívica, Marlene Guerreiro.
Perceber a forma como os portugueses, de todas as faixas etárias, encaram a Europa; perceber de que forma a União Europeia é entendida como uma mais-valia ou não para Portugal e para os países membros e, perceber o que os portugueses querem da União Europeia foram algumas questões que esta equipa auscultou junto dos são-brasenses ao mesmo tempo que recordou que se aproximam as eleições europeias 2024 e que a participação dos cidadãos faz diferença no rumo que a Europa e os seus países membros vão tomar nos próximos anos ao mesmo tempo que se decide a forma como a Europa se relaciona com o Mundo.
Nesse sentido, este projeto pretende combater a abstenção eleitoral, sobretudo entre as camadas mais jovens, e contribuir para a participação ativa de todos os cidadãos nas próximas eleições europeias com a convicção de que, quanto mais participado for este momento eleitoral mais responsabilidade as instituições europeias e os representantes eleitos têm para com todos.
A jornada permitiu ainda conhecer algumas obras concretizadas e em curso no concelho com recurso a apoios comunitários enquanto a fábrica de doçaria regional Ti Marquinhas e a empresa Chaveca & Janeira, que deram a conhecer a versatilidade do empreendedorismo são-brasense. E porque o projeto Europeu também se debruça sobre a inclusão, a “Praça do Luxemburgo” também visitou a exposição “AcordARTE”, que dá a conhecer os trabalhos dos jovens que participam no Espaço Inclusão de São Brás de Alportel.
O dia terminou com um debate que colocou a Praça do Luxemburgo a debater o futuro da Europa em pleno Largo de São Sebastião e onde a equipa contou com a moderação da jornalista Mónica Martins para moderar o debate que acolheu também com uma jovem são-brasense, Lara Seixal, que partilhou com todos algumas das preocupações que considera serem transversais aos jovens e que merecem toda a atenção da União Europeia. A crise da habitação e a saúde mental foram áreas destacadas pela jovem são-brasense.
A capacidade de intervenção da União Europeia em conflitos internacionais, o terrorismo, o ambiente, as crises migratórias, o desenvolvimento económico e social e o alargamento da União Europeia foram questões que estiveram em foco neste encontro.
Membro do Comité das Regiões, o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, trouxe este importante debate sobre a União Europeia ao Algarve.
“O povo europeu é multicultural. Acima de tudo, eu acredito que os valores humanistas que são defendidos na União Europeia são essenciais e que devemos a colocar o foco diariamente nestes valores” referiu dando como exemplos o trabalho realizado para a concretização da paz, da coesão social, da educação e da investigação ao serviço dos cidadãos.
“Todos nós fazemos parte desta família e cada um em qualquer local desta Europa tem o seu papel a desempenhar e o direito a exigir da União Europeia que faça mais pelos seus cidadãos”, acrescentou.
O debate terminou com uma intervenção do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, José Apolinário, que lembrou os benefícios que a União Europeia trouxe ao Algarve e ao país e sublinhou que “é preciso manter viva a esperança na Europa” e que neste período eleitoral é importante perceber o que a Europa pode fazer pelos cidadãos.
E porque o humor também ajuda a espicaçar a reflexão, Manuel Cardoso, que integra a equipa do programa “Isto é Gozar com Quem Trabalhar”, fechou o evento com um momento de stand up – roast.
O projeto "Praça do Luxemburgo on Tour" tem como principal objetivo simplificar o debate sobre a União Europeia e servir como mais um instrumento de combate à abstenção nas eleições europeias de 2024.
A iniciativa é apoiada pelo Conselho Nacional de Juventude, a Associação Académica de Ciências Económicas e Políticas e pelos Municípios e Comunidades Intermunicipais que aderem ao projeto.