Por David de Sousa Coelho | david.desousacoelho@gmail.com

Fica demonstrada a importância de entregar à população, nem que seja por um dia, o “papel” de decisor. Há muito que os processos de participação e envolvimento popular adquiriram uma nova dinâmica e um novo sentido.

O orçamento participativo realizado no Concelho de Loulé, pelo segundo ano consecutivo, demonstra a vontade da população em conhecer, participar e de se envolver, definindo as prioridades do investimento municipal e votando os projetos que, no seu local de residência, podem, de facto, marcar a diferença.

Na esmagadora maioria das situações, nem é a dimensão do investimento que conta, mas sobretudo a importância que um determinado projeto, por menor dimensão que possua, detém no aumento da qualidade de vida da população.

Vale Judeu apresentou a votação três propostas distintas – todas elas essenciais e importantes – tendo apenas uma sido vencedora. O “OP15 - Construção de um passeio pedonal da Igreja de Vale Judeu à estrada da Várzea da Mão” foi o projeto mais votado na freguesia de São Sebastião. É um projeto que surge do desenvolvimento e crescimento sustentado de Vale Judeu e que leva à necessidade de proporcionar aos habitantes locais maior segurança no seu dia-a-dia e contribuir para uma melhoria da imagem de Vale Judeu!

Na qualidade de um dos proponentes desta proposta, quero felicitar a Câmara Municipal de Loulé e o seu executivo por esta iniciativa. A população de Vale Judeu está mais uma vez de parabéns por ter alcançado os seus objetivos.