O PSD Loulé exigiu, em comunicado, explicações sobre os «problemas» no tratamento do lixo e limpeza dos espaços públicos no concelho.

«Numa altura em que a gestão de recursos e o planeamento são peças essenciais na vida de qualquer indivíduo e/ou instituição quer seja por questões ambientais, estruturais, económicas ou sociais, o executivo do Município de Loulé, liderado pelo Partido Socialista, parece estar alheio ao que se passa no concelho, e em particular nas suas zonas turísticas», escreveu o partido.  

«Cronicamente, ano após ano, verão após verão, assiste-se à acumulação de lixos nesta altura do ano, um pouco por todo o concelho. Pelo que só podemos concluir pela inexistência de planeamento na gestão deste ‘dossier’, particularmente sensível, pois bem sabemos que o concelho de Loulé é conhecido e reconhecido internacionalmente pela excelência na qualidade dos serviços que oferece a todos os que nos visitam», frisa o PSD no comunicado.

O partido acrescenta ainda que «é com enorme consternação e preocupação que o PSD Loulé vê situações desordenadas de acumulação de lixos em zonas turísticas, sendo que o executivo do município parece não ter capacidade para agir e gerir».

O PSD acredita que «reforçar a recolha de lixos e a higienização das ruas parece ser a resposta mais óbvia para corrigir esta situação, que poderia ter sido evitada se fosse efetuado um diagnóstico prévio, para que o dimensionamento das respostas a dar sejam as adequadas. O concelho de Loulé é reconhecido internacionalmente pela nobreza dos serviços que oferece ao nível do turismo, a atividade ‘traineira’ que sustenta a grande maioria da economia do concelho».

Por fim, o partido deixa uma pergunta: «Quando não se limpa nem se retira o lixo das ruas, com maus cheiros e todo o tipo de perigosidade em termos sanitários, à vista de todos, como é possível garantir a qualidade e sustentabilidade de um turismo que se quer de excelência?».