O almoço convívio, inserido no programa do PSD/Algarve «Sentir Algarve», prestou homenagem a todos os presidentes que lideraram a comissão política desde a sua formação em 1979.

Realizou-se no dia 14 de abril de 2023, no âmbito da iniciativa “Sentir Algarve” promovida pelo PSD/Algarve, o almoço comemorativo do 44º aniversário do PSD de São Brás de Alportel, desde a formação da sua primeira comissão política.

Este almoço, que teve lugar no restaurante Adega Nunes, em São Brás de Alportel, contou com a presença de várias gerações de militantes e simpatizantes São-Brasenses, bem como: o Presidente do PSD Algarve, Cristóvão Norte; a Eurodeputada, Engª Maria da Graça Carvalho; o Presidente da JSD Algarve, Artur Teixeira Gomes; o deputado da Assembleia da Républica, Rui Cristina, e diversos membros das concelhias do PSD na região do Algarve.

Rui Silva, presidente do PSD de São Brás de Alportel, encetou as intervenções do evento agradecendo a presença de todos os participantes e elogiando o programa “Sentir Algarve”, que tem reunido todos os esforços para percorrer o Algarve, procurando dar voz a todas as populações, compreendendo os desafios e realidades de cada território. Para Rui Silva, este evento marca não só o futuro do partido local, mas acima de tudo, o passado, ao homenagear a sua história e os que fizeram parte dela: «muito nos honra saber a história do nosso passado, e depois de tantos anos ainda poder apreciar e homenagear o trabalho feito por tantos homens e mulheres que com enorme vontade, dedicaram e dedicam à causa social-democrata e ao nosso concelho.»

Durante o seu discurso, o presidente do PSD de S. Brás de Alportel aproveitou para destacar todo o trabalho feito para que o ano de 2025 se torne o ano de viragem para o concelho. Segundo Rui Silva, o PSD/SBA está ciente dos desafios vindouros e, como tal, não espera pelo ano das eleições para agir em conformidade com os seus valores e ambições. Neste âmbito, salientou o reforço efetuado nos meios de comunicação, com a introdução de uma nova plataforma digital que permite mais transparência, mais participação e mais independência: o novo website do PSD de S. Brás de Alportel.

O presidente do PSD Algarve, Cristóvão Norte, compareceu neste momento de comunhão, deixando largos elogios e notas de reconhecimento à comissão política do PSD de São Brás de Alportel, ressaltando a homenagem prestada a todos os presidentes que fizeram parte da história e construção do PSD de São Brás de Alportel: «Eu rendo aqui a minha homenagem a todos aqueles que fizeram parte dessas lutas (…) independentemente da sua condição, a circunstância de ter esse espirito indomável, essa vontade inabalável, de construir um País à luz da social-democracia que defendíamos com Sá Carneiro, merece esse reconhecimento que hoje lhes é aqui prestado».

Após a intervenção de Cristóvão Norte, seguiu-se a homenagem a todos os presidentes da comissão política do PSD de São Brás de Alportel, onde os presentes e representantes receberam um certificado de reconhecimento entregue por Cristóvão Norte, Engª Maria da Graça Carvalho, Rui Silva, Bruno Sousa Costa, Silvia Revés, Rui Cristina e Artur Gomes.

Para fechar as intervenções esteve a Eurodeputada Engª Maria da Graça Carvalho, que destacou o trabalho árduo executado pelo PSD de São Brás de Alportel, num território que é dominado pelo partido socialista há várias décadas, e elogiou a resiliência com que o partido local se tem mantido: «a vossa persistência, determinação, a qualidade do vosso trabalho, são um exemplo para o partido, e para todo País». Referindo-se ao passado recente de São Brás de Alportel, Maria da Graça Carvalho relembrou como o concelho de São Brás de Alportel já foi um dos maiores exportadores de cortiça, abarcando um grande polo de desenvolvimento industrial, mas que, «por inação de governos socialistas», esta força económica tem-se vindo a dissipar, advertindo para a necessidade de mudança, tanto no paradigma local, como no nacional.

Este evento, marcado pela boa disposição e pelos momentos de convívio intergeracionais, permitiu o surgimento de novas ideias, fomentado novos debates e consolidando uma visão partilhada por todos os seus participantes.