O já tradicional Mercadinho Intercultural, marcado para o próximo sábado, dia 20, sempre no penúltimo sábado de maio, é uma ponte cultural a unir as culturas em presença na comunidade

Em São Brás de Alportel, o mês de maio já é sinónimo de interculturalidade com a Quinzena Intercultural que integra um programa de atividades com o objetivo de promover a melhor integração das comunidades imigrantes e a inclusão de toda a comunidade cada vez mais intercultural.

O ponto alto deste programa acontece na manhã do próximo sábado, dia 20, com a realização do X Mercadinho Intercultural: Mostra de Artes e Sabores do Mundo, que vai ter lugar no Mercado Municipal de São Brás de Alportel a partir das 10h00.

O programa de animação será bem a mostra da diversidade cultural são-brasense, juntando continentes!

O Saxofonista Steve, em representação do Grupo de Amigos do Museu sobe ao palco intercultural pelas 10h15, seguido pela atuação do Grupo Vocal de Música Tradicional Portuguesa “CantàBrás”.

As danças tradicionais venezuelanas estão representadas pelo grupo Danzas Venezolanas Araguaney seguindo-se uma demonstração de zumba, sob coordenação da prof. Carla Viegas, pelas 11h30.

Ao visitar este mercadinho, prepare-se para conhecer diferentes tipos de artesanato tradicional de diferentes cantos do mundo e ainda para provar petiscos típicos brasileiros que serão preparados por Sandra Silva durante a sua demonstração gastronómica.

Porque cada cultura tem os seus sabores típicos, fica o convite para regressar ao Mercado Municipal de São Brás de Alportel no sábado, dia 27, que irá receber uma demonstração gastronómica com sabores angolanos com a colaboração da Confraria de Muamba representada no palco sabores por Ana Figueiras.

E porque a interculturalidade e a inclusão são trabalhadas em São Brás de Alportel ao longo de todo o ano, destacamos ainda a rúbrica “Os nossos Imigrantes”, projeto do município, com o apoio do título local Jornal O Sambrasense, que publica mensalmente esta rubrica, dando a conhecer pessoas que escolheram São Brás de Alportel para ser o seu novo lar. Neste mês de maio, esta rubrica sob coordenação do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), localizado no Centro de Apoio à Comunidade dá a conhecer o argentino Guillermo Galloso.

A Quinzena Intercultural é organizada pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel através do CLAIM e conta com a participação da comunidade estrangeira residente que procura dar a conhecer as suas raízes culturais.