O Município de São Brás de Alportel celebra o Dia da Criança, com arte e brincadeira para toda a família.

Em São Brás de Alportel, o Dia do Município coincide com o Dia da Criança. Coincidência feliz, no município mais jovem do Algarve, onde o feriado municipal permite o convívio entre famílias e amigos, miúdos e graúdos!

Para celebrar a infância e a família, o Município de São Brás de Alportel apresenta um programa diversificado que tem início no dia 1, logo pelas 10h00, com uma edição especial online da Hora do Conto dinamizada no Facebook da Biblioteca Municipal. Um momento para brindar todas as crianças e convidá-las a aprender a construir um brinquedo gira-gira.

A partir das 15h00, o Jardim Carrera Viegas é palco da tradicional Festa da Criança com deliciosas propostas. Nesta edição, não faltarão insufláveis, pinturas faciais, um atelier de pintura e colagem, um minicampo de Nerds – Blaster Gel e ainda uma pista de carrinhos a pedal.  Pelas 17h30, o palco da festa recebe o espetáculo “Fábrica”.

E porque o mundo visto pelo olhar das crianças tem outro brilho, o átrio do São Brás Cineteatro Jaime Pinto inaugura, pelas 16h00, a exposição “Pintar com as crianças”. Uma mostra de trabalhos de artistas de palmo e meio que nascem nas aulas do curso de pintura da professora Maria de Deus Alves e que vai estar patente até 30 de junho.

Porque as crianças e a infância devem ser celebradas e estimadas sempre, o programa de atividades prolonga-se pelos dias seguintes, dinamizadas pelo Município e por outras entidades e associações.

No sábado, dia 3, pelas 16h00, a Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro dinamiza mais uma sessão do “Tapete Voador – Histórias para a Família” que se vai debruçar sobre o livro “Quando eu for… grande”, da autoria de Maria Inês de Almeida.

Para os que têm muita energia, a Associação Cultural Sambrasense promove a sua sexta Corrida da Pequenada. A partida será dada junto ao Pavilhão Municipal Dr. José Pires pelas 18h00.

Os maiores de oito anos que queiram testar a sua pontaria podem ainda participar no 14º Torneio de Tiro com Arco Caça 3D Standard. As inscrições estão abertas através do contacto: 964 397 459.

No dia 10 de junho, Dia de Portugal, o desafio é para avós e netos, pais e filhos... Pelas 12h00, as atenções voltam-se para o Centro de Artes e Ofícios, onde vai nasceu um novo ponto de paragem obrigatória na Rota da Memória: “Escola antes de Abril”, um espeço interpretativo da primeira escola pública do concelho, que recria a sala de aula pré-25 de abril de 1974 e  vai despertar muitas recordações nos que frequentaram as aulas nesse período e despertar curiosidade entre os mais novos.

Em junho, a Quinta do Peral convida a conhecer a exposição “LIXARTE – Transformar o lixo em arte” com seis peças produzidas a partir de resíduos abandonados, recolhidos e trabalhados por jovens algarvios durante o ano letivo 2021/2022. Obras que pretendem sensibilizar sobre o flagelo do lixo marinho e para a necessidade de reduzir a quantidade de plástico que utilizamos no nosso dia-a-dia.

No dia 18, o Ninho de Amor leva a iniciativa “São Brás para as crianças” até ao Museu do Traje pelas 14h00 e vai desafiar os mais novos a criar arte com flores.

E porque o calor e as férias de verão estão já à porta, também as Piscinas Municipais Descobertas de São Brás de Alportel preparam a sua reabertura ao público no próximo dia 15 de junho.