O Atlético Clube de Albufeira sagrou-se neste sábado (18) Campeão Regional Alentejo - Algarve em seniores femininos.

. Na competição à maior de cinco, a equipa feminina do ACA entrou em campo, dependendo apenas do seu próprio resultado e, ao bater a Juventude de Évora por 3 sets a 0 (19/25, 24/26, 19/25), em 2 horas de jogo, garantiu o título pela primeira vez, ficando sempre para a história como a primeira equipa sénior feminina a ganhar esta competição, visto que este foi o primeiro ano que se realizou este regional. O clube Algarvio encerra a competição com três vitórias e uma derrota apenas.

Com isso, a equipa Albufeirense não precisou do quinto jogo para comemorar.

Com a equipa na sua máxima força, o técnico Marco Malha entrou em campo com a passadora Inês Costa, 1ª entrada Catarina Coelho (Cat), 2ª entrada Catarina Coelho (Coelha), Centrais Catarina Arvela e Alexandra Oliveira, oposto Daniela e a libero Isabel Souto, no banco sentaram-se Sara santos, Sylvina Petit, Tânia e Carolina Carmo. O Atlético Clube de Albufeira chega ao lugar mais alto do pódio deixando boa impressão. A atacante “Coelha”, a melhor jogador em campo na vitória sobre a Juventude de Évora, apostando num serviço flutuante muito forte, conseguiu inverter o resultado do segundo set que era favorável à equipa da casa por 24 a 16, num 24 a 26. No final  elogiou o desempenho da equipa.

“Hoje, conseguimos jogar concentradas, jogamos com inteligência, paciência e o nosso grupo amadureceu muito nesta fase final do  campeonato, passamos por situações difíceis, quando perdemos o segundo jogo e deixamo-nos empatar, soubemos construir e dar a volta na competição. Por ser à maior de cinco jogos, não desanimamos e conseguimos fazer dois bons jogos. As jogadoras que entraram pela primeira vez numa competição oficial tinham que sentir o gostinho de ser campeãs com a camisola do Atlético numa competição oficial. Temos que comemorar, mas temos que ter a cabeça no lugar e saber que ainda temos muito para evoluir. Temos, por exemplo, que ser um pouco mais decisivos em alguns momentos do jogo”, disse “Coelha”.

A oposto Daniela estava feliz pelo resultado e falou sobre a emoção de conquistar o 1º Título Regional. “Trabalhamos muito, treinamos bastante para sair com este campeonato regional na bagagem e espero que esse tenha sido o primeiro de muitos títulos da nossa geração. Vencer com a camisola do clube da minha cidade é sensacional”, disse Daniela.

A passadora do ACA, Inês, lembrou as duas últimas partidas importantes em Faro que o Atlético saiu derrotado e falou sobre a posição de liderança que exerce dentro do grupo.

“Precisávamos muito desse título, sabíamos também que iriamos ficar para a história, tanto do clube como da associação, visto que este é o primeiro campeonato regional organizado por esta associação. É o nosso primeiro ano de federadas, por isso era muito importante começar com um título de peso como este. Enfrentamos boas equipas e estamos muito felizes. Sinto que cada vez mais estou a jogar melhor e o mais importante é que temos outros líderes em campo. A Sara também contagia o grupo. Por tudo isso conseguimos conquistar este título, que projetamos no início da época”, disse Inês.

Conhecido por ser um técnico exigente e constante, o técnico do clube Albufeirense Marco Malha, elogiou a performance e o comportamento das atletas. “Saber como o grupo iria reagir depois da derrota no segundo jogo e da vitória suada no terceiro era muito importante entrarmos fortes. Voltar a Évora onde sofremos a única derrota oficial esta época não era fácil, tínhamos que jogar um bom voleibol, mesmo que ainda com emoções, saber resistir a tudo aquilo, entrar nos dois primeiros sets a perder, conseguir dar a volta aos mesmos, estar a perder no segundo por 24 a 16 e vencer é algo que há que ser louvado. A equipa foi muito unida, as jogadoras que entraram deram boa conta do recado e todas as que colaboraram neste projeto”.

O treinador lembrou ainda que este grupo do Atlético tem uma responsabilidade ainda maior, por ser a única equipa federada a competir no Algarve, uma equipa que fez história no voleibol Regional.

“Este título é um prémio para todas as atletas que deram o seu máximo em prol do ACA, não foi fácil suprir a ausência da capitã Joana, que participou do ciclo anterior. Muito se falava que Évora tinha para esta fase uma equipa renovada, mas não carregava o peso que estas raparigas que estão aqui têm. Elas carregavam, certamente, um peso maior, visto não terem perdido nenhum jogo na primeira fase. Fico feliz pela capacidade das jogadoras que resistiram a uma batalha tão importante como a de hoje e por terem superado tudo isso. Todas as situações vividas nessa competição geraram, sem dúvida, uma experiência única neste grupo”, salientou o técnico Algarvio.

 

 

O JOGO

 

A JS Évora entrou muito bem no 1º set, estando mesmo a vencer no inicio do set por uma margem folgada. Com uma boa capacidade de bloco e serviço, o Atlético chegou ao empate. A vantagem virou Algarvia e acabaram por vencer 19/25.

No segundo set a equipa de Évora saiu na frente, estando mesmo a vencer por 24/16, foi ai que saiu da cartola a atleta algarvia “Coelha” que com o seu serviço flutuante criou dificuldades na recepção adversária, facilitando a defesa da sua equipa que com bons ataques acabaram por vencer pela margem mínima 24/26.

O terceiro set foi dominado do início ao fim pela equipa de Albufeira, que venceu facilmente por 19/25.

 

Por JC