promovendo comportamentos a favor da mobilidade ativa, do transporte público e doutras soluções de transporte limpas e inteligentes, organizando atividades de consciencialização e eventos com as partes interessadas locais. O tema anual para 2023 é «Economize energia».
A edição de 2023 conta com a participação de 41 países e a adesão de 2631 localidades, participando 112 municípios portugueses, registando-se um novo recorde na participação nacional, ultrapassando os 109 municípios registados em 2019, segundo a Agência Portuguesa de Ambiente, a entidade promotora e coordenadora nacional desta iniciativa.
No Algarve, até ao momento, estão inscritos os municípios de Faro, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira, destacando-se o Seminário “Faro e a Ferrovia - O futuro da mobilidade”, promovido pelo Município de Faro na sexta-feira, 22 de setembro, pelas 14h30, no Hotel EVA, o qual conta com a participação de José Apolinário, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e do Programa Regional ALGARVE 2030.
José Apolinário apresentará o METROBUS 2030, investimento aprovado no Programa Algarve 2030, iniciativa conjunta da CCDR, em parceria com os Municípios de Faro, Olhão, Loulé, da Universidade do Algarve e da ANA Aeroportos.
Segundo a Comissão Europeia, esta iniciativa promove a mudança de comportamentos a favor da mobilidade ativa, dos transportes públicos e de outras soluções de transporte limpas e inteligentes e é uma ótima oportunidade para propor alternativas sustentáveis aos cidadãos, explicar os desafios com que se confrontam as cidades e vilas para induzir uma mudança de atitudes e dar um passo em frente na implementação de uma política de transportes mais sustentável na Europa.
Este ano, sob o tema “Eficiência Energética” e com o slogan promocional "Combina e Move-te" os vários municípios participantes desenvolvem os seus programas de ação, que incluem atividades complementares e diferenciadas, essencialmente dirigidas ao público mais jovem, sensibilizando os cidadãos para poupar energia e adotar comportamentos mais responsáveis.
A redução do consumo de energia está em conformidade com os objetivos gerais da Semana Europeia da Mobilidade: encorajar a mobilidade sustentável, fomentar o transporte ativo e criar cidades acolhedoras para as pessoas.
A CCDR Algarve congratula-se com a adesão dos municípios do Algarve e convida todos os Cidadãos a associarem-se às iniciativas nas suas cidades e vilas.
Por: CCDR Algarve