A Empresa Municipal INFRALOBO apresentou no dia 13 de novembro, no auditório de Vale do Lobo, o Livro comemorativo do 25º Aniversário.

O livro “25 Anos Infralobo”, é um livro inclusivo com audiobook e alguns apontamentos em Braille, certificado pela ACAPO. O livro é, também, certificado pela FSC, que assegura que os produtos provêm de florestas bem geridas e que oferecem benefícios ambientais, sociais e económicos. Os Princípios e Critérios do FSC estabelecem as melhores práticas de gestão ambiental. É um livro vivo e dinâmico, já que permite a visualização em vídeo das entrevistas, na íntegra, contidas no mesmo.

Com Prefácio de Carlos Albino, o livro foi escrito pela Jornalista Ivone Ferreira, que como autora contribuiu para várias publicações incluindo "Vilamoura, outros olhares, novas histórias" e "O papel dos códigos de ética na administração do setor da saúde em Portugal: a visão dos dirigentes." A sua excelência na escrita também foi reconhecida com uma menção honrosa no Prémio Literário Hernâni Cidade em 2008 por seu trabalho intitulado "Conhecer-te... tornou-me diferente!".

Usaram da palavra nesta comemoração dos 25 anos a Infralobo, Idalécio Batista, que ingressou na INFRALOBO em 1998 como responsável administrativo e financeiro, reformando-se em 2018 com a categoria de Chefe de Secção da área Administrativa e Financeira, Leandro Pereira, ingressou na empresa Vale do Lobo em 1994, transitando como um dos primeiros colaboradores da INFRALOBO em 1998, exerce atualmente a função de Chefe de Secção de Espaços Verdes. Rui Menezes Ferreira, diretor geral da KRONOS HOMES e Presidente da Associação Portuguesa de Resorts e de Vale do Lobo, RTL em representa do acionista privado Vale do Lobo da empresa INFRALOBO. Carlos Manso ingressou na INFRALOBO em 2009 como Diretor Administrativo e Financeiro, tendo sido posteriormente Diretor Geral e atualmente Presidente do Conselho de Administração. Vítor Aleixo Presidente da Câmara Municipal de Loulé desde 2013, Município que é o acionista maioritário da INFRALOBO.

Por fim subiram ao palco, para o momento de entrega de placas aos homenageados, Vítor Aleixo que entregou a Leandro Pereira (chefe de secção de espaços verdes), José Miguel, (Presidente do Conselho de Administração da INFRALOBO no período de 2014 a 2018) entregou a Vitalina Freitas (operária polivalente de espaços verdes), Rui Menezes Ferreira entregou a Joaquim Cotrim (operário polivalente da secção de águas residuais) e Carlos Manso entregou a João Lapa (responsável de compras).

Um quarto de século da história da Infralobo contada num livro vivo, inclusivo: em português, inglês e braille; produzido com materiais recicláveis que refletem a política de sustentabilidade ambiental do primeiro smart resort do mundo.

Com investigação, entrevistas e redação da jornalista Ivone Dias Ferreira, o livro 25 anos Infralobo propõe uma viagem pela linha do tempo da Empresa Municipal cuja história se entrelaça com um dos mais icónicos resorts de luxo do mundo: Vale do Lobo.

Através de testemunhos de vários protagonistas: funcionários, administradores, personalidades de diversos quadrantes, da política ao ambiente; a obra revisita os momentos mais determinantes dos investimentos ao nível da reorganização, reestruturação e reconstrução das infraestruturas, ao mesmo tempo que revela as metas traçadas: o combate às alterações climáticas, a mobilidade suave, uma melhor gestão dos serviços públicos e, as conquistas sobretudo ao nível da redução da pegada ecológica da empresa. Exemplo disso, são os vários prémios alcançados, entre os quais: a de melhor entidade gestora (na distribuição de água) com densidade de ramais superior a 20 km por rede.

No âmbito das exigentes certificações internacionais a Empresa Municipal conquistou, nos últimos anos: a NP EN ISO 50001:2019 relativa à energia, a NP EN ISO 14001:2015 respeitante ao ambiente, a NP 4552:2016 no âmbito da conciliação entre vida profissional, pessoal e familiar; entre outras.

O livro 25 anos Infralobo assume-se, por conseguinte, como um livro dinâmico, cuja vida se estende para além das folhas de papel, onde cada fotografia ou depoimento é acompanhado por um Código QR permitindo, através de um smartphone, consultar os testemunhos na íntegra.

Uma experiência escrita e gravada, num livro digital e em versão impressa ambientalmente certificada que espelha a filosofia da empresa, onde o futuro foi ontem!

O PRIMEIRO SMART RESORT DO MUNDO

Ao longo destes 25 anos, a Infralobo traçou desafios ambiciosos que passam pela transição energética, a crescente descarbonização, a reciclagem. Do sonho para a ação nasceu o primeiro smart resort do mundo.

Nos últimos anos, a Infralobo apostou em tecnologia de vanguarda e reduziu a pegada carbónica em 55 por cento. Resultado que só foi possível através de vários investimentos: em viaturas elétricas que já são responsáveis por mais de 40 por cento dos quilómetros totais percorridos pela frota da empresa; em painéis fotovoltaicos que já possibilitam, por exemplo, que o Edifício Sede seja A+, 100 por cento mais eficiente; ou no sistema inteligente de telemetria que se traduz em poupanças efetivas de água.

Em 2023, a Empresa Municipal avançou com a ambiciosa recolha porta a porta de biorresíduos. Só nos primeiros três meses, a iniciativa smart waste somou 70 toneladas de biorresíduos encaminhadas para compostagem, evitando a sua deposição em aterro.