ATUALIDADE
Hipertensão Pulmonar: campanha nacional pretende aumentar qualidade de vida de doentes e cuidadores
Na véspera do Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar, assinalado a 5 de maio, a Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar (APHP) alerta para o impacto desta doença incurável e incapacitante. Com o intuito melhorar a qualidade de vida de doentes e cuidadores, será implementada no decorrer do mês de maio, uma campanha de sensibilização com duas vertentes: educativa e desportiva (programa em anexo).
ICNF apresenta complexo de treino e recuperação de lince-ibérico
O ICNF apresentou publicamente o Complexo de Treino e Recuperação de Lince-ibérico (CTRLI), inserido no recinto do Centro Nacional de Reprodução de Lince-Ibérico, em Silves, no Algarve. Este momento contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e foi precedido de mais uma libertação dois exemplares de lince-ibérico, que decorreu na zona de Alcoutim.
Bacias do Barlavento e Lima continuam com quantidade de água muito abaixo da média
As bacias do Barlavento, com 15,4%, e do Lima, com 19%, eram as que mantinham no final de abril a menor quantidade de água armazenada em Portugal continental, segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).
ASAE monitoriza preço dos combustíveis
No contexto atual de conflito entre a Rússia e a Ucrânia e a consequente crise energética sentida na europa e, bem assim, em Portugal, relativamente ao forte aumento do preço dos combustíveis, entrou hoje em vigor nova medida que visa mitigar as consequências da guerra nos preços dos combustíveis, designadamente através da descida do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP).
Retirados das estradas de Paris 149 autocarros elétricos após dois terem pegado fogo
Depois de duas viaturas terem pegado fogo em apenas um mês, 149 autocarros elétricos vão ser retirados de forma temporária das ruas de Paris, em França.
Praga que afeta citrinos é complexa e exige meios de combate diversos
A praga «Trioza erytreae» (psila africana), que afeta os citrinos, é um problema complexo que exige meios diversos de combate, apontou a Cooperativa de Citricultores do Algarve, precisando que ainda não existem muitos pomares afetados.