por Teresa Lourenço | Nutricionista licenciada em Dietética e Nutrição | tmlourenconutricao@gmail.com

Começou o frio e com ele surgem as inflamações respiratórias, a alimentação é chave para todas as doenças, tanto na prevenção como no tratamento. Nesta altura do ano apetece-nos alimentos quentes e calóricos, o que pode originar surpresas na balança. Desta vez, falo-lhe dos alimentos indicados para fazer face ao frio e reforçar a imunidade, que não o obrigam necessariamente a ingerir calorias excessivas.

 1) Sopa – Prato muito aconchegante, no inverno bebemos menos água voluntariamente. Com a sopa conseguimos hidratar-nos, manter a temperatura corporal, obter minerais e vitaminas essenciais para o sistema imunitário e ainda controlar o peso pois é saciante.

 2) Peixes gordos - Com o frio gastamos mais calorias, contudo, nos dias de hoje não somos expostos a temperaturas baixas radicais e por isso, o consumo de gorduras não deve ser excessivo. Devemos consumir gorduras “boas” como o ómega 3 presente na sardinha, salmão, atum, cavala, que é um excelente anti-inflamatório e pode ajudar a prevenir depressões causadas pela nostalgia dos dias cinzentos e saudades do sol.

 3) Gengibre, alho e cebola – Excelentes expetorantes, anti-inflamatórios e antivirais, o gengibre aumenta a temperatura corporal e o alho e a cebola têm alicina responsável pelo seu odor forte.

 4) Chás e infusões – São quentes, hidratam-nos e são ricos em antioxidantes que ajudam a prevenir as inflamações.

 5) Fruta e legumes – Consumir principalmente citrinos (laranja, tangerina, clementina, limão), pois são ricos em vitamina C que é essencial para prevenir as constipações, assim como os kiwis e frutos vermelhos. Preferir legumes da época (brócolos, espargos, pimentos, couve-bruxelas) frescos ou cozidos a vapor, para melhor aproveitar os seus nutrientes.

 6) Frutos gordos – São anti-inflamatórios e têm gorduras saudáveis o que ajuda a controlar o peso e a proteger do frio.

Atenção ao álcool, pois é um “falso aconchegante” e até fomenta a desidratação e, reservar o chocolate quente para um só dia na semana.