ARTE VOLTARÁ A SAIR À RUA NO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL
São Brás de Alportel prepara a edição de 2024 do “Calçadas”, a noite mágica que acontece já no próximo dia 14 de agosto. A cultura é o mote desta iniciativa que todos os anos leva a arte às ruas históricas da vila e inspira a viver bons momentos, em família. 
 
No próximo dia 14 de agosto, não faltarão motivos para percorrer as ruas típicas, de chão tapetado a calçada, do coração da vila são-brasense. Diversos palcos apresentam serão ocupados por artistas que proporcionarão as mais diversas experiencias aos visitantes desta iniciativa repleta de experiências culturais.
 
A programação cultural começa pelas 20h30 no Palco “Adro da Igreja”, dedicado às artes do movimento com a apresentação da Escola Municipal de Dança. Seguir-se-ão os ritmos do projeto de hip hop  “Urban Xpression”, os passos da São Brás Bailando, com a participação especial de Fábio Henriques; e ainda a estreia do projeto de dança contemporânea, assinado pela bailarina são-brasense Cátia Sancho.
 
“Silêncio que se vai cantar o fado!” Assim abre portas, pelas 21h00, o Palco Praça Velha, com a voz de André Catarino e dos seus convidados, um momento que contará com a participação especial da jovem são-brasense Matilde Serra. Pela 22h00, sobem a palco os Allcante, com as suas modas e cante. 
 
Já no Palco Vila Adentro a música será outra, com os “The Mirandas” a iniciar a sua performance pelas 21h30, primeira parte de uma noite que terá por ponto alto o Tributo “Doors-Five to One”, a partir das 23h00. Por sua vez, no Palco À Do Calçadas, é a Academia de música “Rock On”, quem dá cartas com o talento dos jovens são-brasenses,  a apresentar-se pelas 22h30. O final da noite reserva um serão agradável, pelo Dj Filipe Sobral. 
 
Para os mais pequenos e para as suas famílias, pelas 21h30 e 22h30, o Palco Biblioteca convida a assistir a duas sessões da Hora do Conto, com Cláudia Fonseca.
Para manter a tradição, quando tocam as 12 badaladas mágicas, à meia noite em ponto, chegam Histórias de Arrepiar, ao Palco Calçadinha, com Fernando Guerreiro e Maria José Carocinho. 
 
E porque esta noite de características únicas não se resume apenas ao que acontece em palco, nas ruas do centro histórico haverá muito para provar, experimentar e para se surpreender com muitos produtos locais e artesanato, bons petiscos e deliciosa doçaria. Fica ainda o desafio de visitar a Casa do Artesão (no Centro de Artes e Ofícios) as exposições patentes na Biblioteca Municipal e no Centro de Artes e Ofícios.
 
Por ruas e ruelas, prepara-se para encontrar o comediante Luís Brito Rocha e a artista de malabares digitais, Leonor Sousa. E claro… artistas a trabalhar ao vivo, dando continuidade ao desafio de arte urbana.
 
A somar a tudo isto, junta-se a criatividade dos residentes que para esta noite adornam as suas janelas, para terem “A Janela Mais Bonita”, um concurso lançado a residentes e comerciantes da zona histórica que ano após ano desafiam a criatividade e apresentam mostras artísticas originais e surpreendentes. De inscrição gratuita, mas obrigatória até dia 13 de agosto, através do email cultura@cm-sbras.pt, os participantes habilitam-se a ganhar um jantar, num restaurante local para duas pessoas e a ver a sua janela na capa da agenda municipal.
 
De entrada livre, esta é uma noite para toda a família, pensada para despertar os sentidos de quem se deixa cativar pelos encantos do talento nas mais diversas manifestações culturais. 
 
Esta iniciativa, integrada no Plano de Revitalização do Centro Histórico, promovido pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com colaboração da “Comissão Organizadora Calçadas”, um grupo informal da comunidade são-brasense, tem por objetivo celebrar a identidade cultural da região, promover a acessibilidade cultural, bem como a interação entre artistas locais, nacionais e espetadores.
 
Para obter mais informações sobre o festival Calçadas 2024, incluindo o programa completo, horários e outros detalhes, visite o seguinte endereço: https://www.cm-sbras.pt/pt/menu/1632/edicao-2024.aspx
 
 
Por: CM SBrás