Numa iniciativa dos técnicos do Município, Carlos Gordinho e João do Carmo, a Câmara Municipal de Lagoa apadrinha a implementação nas escolas do 1º Ciclo do Concelho do Projeto “Aprender a Brincar” que, grosso modo, é um conjunto de jogos (kit) embalados numa caixa, que contém: 1 bingo ativo, 1 bingo desportivo, 1 jogo de memória desportiva e 1 jogo de arco íris, bem como 1 livro com jogos desportivos para atividade física e alimentação saudável.

Já se realizaram duas formações com professores do 1º ciclo do ensino básico e educadoras de infância sendo que, no Agrupamento ESPAMOL, participaram 31 docentes e no agrupamento Rio Arade, participaram 23. Foi entregue a cada professor participante, um Kit com as atividades do “Aprender a Brincar - Jogos educativos sobre alimentação saudável e atividade física”.

O feedback por parte dos professores, no dia da formação, foi muito positivo, tendo-se congratulado pela iniciativa e sua qualidade, existindo, desde já referências de aplicação prática do projeto junto das turmas do 1º ciclo, nomeadamente no agrupamento da ESPAMOL, onde foi feita a formação há mais tempo.

Pode dizer-se que o “Aprender a Brincar” se trata de mais do que um "pack" de jogos, é um conceito constituído por 25 atividades, divididas por jogos.

E porquê? Porque a Câmara de Lagoa e os seus técnicos continuam a acreditar na importância do jogo, enquanto parte integrante do desenvolvimento global do indivíduo. Este é fruto de inúmeras experiências vividas, muitas horas de experimentação, momentos de reflexão e análise, associado ao inconformismo dos técnicos, relativamente ao tema da obesidade e ao seu forte espírito de empreendedorismo.

“Aprender a Brincar” é a criação de algo diferente, caraterizado como um instrumento/auxílio de trabalho, mas vai um pouco mais além disso, porque se trata de um conceito onde estão englobadas a multidisciplinariedade e transversalidade de conhecimentos, saberes e hábitos.

Este produto permite oferecer à comunidade escolar uma diversidade de utilização e estímulo porque constitui um auxílio para o professor como instrumento de trabalho, permitindo fazer uma melhor gestão do tempo e do grupo dentro da sala de aula e um aproveitamento e gestão dos espaços de prática. É um auxílio à área da Expressão e Educação Físico-Motora e permite fazer a articulação de conteúdos, matérias e áreas disciplinares. É mais um estímulo ao combate do sedentarismo e promoção de estilos de vida ativa e saudável, permitindo a utilização autónoma por parte dos próprios alunos.

E tudo isto, numa simplicidade de recursos – exequível em diferentes contextos – em cuja génese estão o conhecimento, a partilha e o prazer, entre outros.

 

Por CM Lagoa