Depois de uma primeira parte em que a seleção gibraltina, a 54.ª e última do ‘ranking' europeu, susteve o domínio germânico (perdia por 1-0 ao intervalo), a equipa de Joachim Löw aumentou o ritmo após o intervalo e, com mais seis golos, construiu um resultado expressivo.
Mais de cinco mil gibraltinos percorreram 393 quilómetros para assistir a mais um jogo da sua seleção, na casa emprestada para toda a fase de qualificação, e ficaram satisfeitos com a atitude dos seus jogadores, apesar da derrota pesada perante uma equipa que se apresentou sem algumas das suas grandes figuras, como Neuer, Müller, Kroos e Reus, já de férias, e Hummels, lesionado.
No primeiro tempo, o domínio da Alemanha valeu apenas um golo, por Schürrle, aos 28 minutos, apesar das muitas ocasiões desperdiçadas: o guardião de Gibraltar, Jordan Perez, bombeiro de profissão, somou várias boas defesas, incluindo uma grande penalidade de Schweinsteiger, aos 10.
Mas, Gibraltar também saiu com perigo para o contra-ataque e somou algumas oportunidades, especialmente uma, pelo isolado Gosling, aos 30 minutos, à qual se opôs Weidenfeller, com uma defesa por instinto.
No segundo tempo, com o cansaço a acumular-se, começaram a abrir-se as brechas no ‘muro' gibraltino: a Alemanha criou mais de uma dezena de ocasiões e marcou seis golos, com destaque para o ‘hat-trick’ de Schürrle e o ‘bis' de Max Kruse.
Após a conclusão da sexta jornada, a Alemanha isolou-se no segundo lugar do Grupo D, com 13 pontos, menos um do que a líder Polónia e com mais dois do que a Escócia, terceira classificada.
Jogo no Estádio Algarve, em Faro.
Gibraltar - Alemanha, 0-7.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Schürrle, 28 minutos.
0-2, Max Kruse, 47.
0-3, Gündogan, 51.
0-4, Bellarabi, 57.
0-5, Schürrle, 65.
0-6, Schürrle, 71.
0-7, Max Kruse, 81.
Equipas:
- Gibraltar: Jordan Perez, Jean Carlos Garcia, Roy Chipolina, Ryan Casciaro, Joseph Chipolina, Aaron Payas (John Sergeant, 83), Jake Gosling, Liam Walker, Kyle Casciaro (James Bosio, 78), Lee Casciaro e Adam Priestley (James Coombes, 61).
(Suplentes: Liam Neale, Jamie Robba, James Boslo, John Sergeant, Jeremy Lopez, Jesse Victory, Justin Rovegno, Anthony Bardon, John Paul Duarte, James Coombes, Robert Guilling e Erin Barnett).
Treinador: Dave Wilson.
- Alemanha: Weidenfeller, Sebastian Rudy, Boateng, Jonas Hector, Schweinsteiger, Herrmann (Podolski, 56), Özil, Gündogan (Khedira, 67), Bellarabi, Mario Götze (Max Kruse, 36) e Schürrle.
(Suplentes: Zieler, Mustafi, Khedira, Podolski, Durm, Rüdiger, Kramer e Max Kruse).
Treinador: Joachim Löw.
Árbitro: Clayton Pisani (Malta).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Joseph Chipolina (54) e Lee Casciaro (90+2).
Assistência: Cerca de 10.000 espetadores.
Por: Lusa