DESPORTO EM FESTA: SÃO BRÁS DE ALPORTEL CELEBROU OS SEUS CAMPEÕES
A Gala Bienal do Desporto de São Brás de Alportel distinguiu cerca de uma centena de atletas, de 20 diferentes modalidades, e reuniu a comunidade desportiva numa noite inspiradora que reforçou o papel do desporto como pilar de saúde, união e qualidade de vida
São Brás de Alportel viveu uma noite inesquecível de celebração do talento e mérito no desporto. A primeira edição da Gala Bienal do Desporto de São Brás de Alportel realizou-se a 22 de março e reuniu, no São Brás Cineteatro Jaime Pinto, atletas, treinadores, clubes e a comunidade local para homenagear aqueles que se destacaram nas mais diversas modalidades.
Promovida pelo Município, sob coordenação do Gabinete Municipal de Desporto, esta gala teve como objetivo reconhecer o mérito desportivo dos atletas são-brasenses que conquistaram títulos regionais, nacionais e internacionais, bem como aqueles que representaram Portugal em competições de alto prestígio.
A noite foi marcada pela entrega de distinções em 20 modalidades que abrangeram desde o atletismo ao ciclismo, passando pelo futebol, ginástica, hipismo, paintball e muitas outras modalidades, destacando a diversidade e vitalidade do desporto no concelho.
"O desporto é mais do que competição; é dedicação, trabalho em equipa e superação pessoal. Esta gala foi uma justa homenagem a todos os que se empenham diariamente para elevar o nome de São Brás de Alportel", destacou Vítor Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel. "Esta gala do Desporto tem um significado muito importante porque é uma homenagem à comunidade são-brasense no seu todo, às associações, aos dirigentes associativos, aos atletas, aos treinadores e a todas as pessoas que se dedicam e envolvem na prática do desporto. O primeiro pódio é a saúde que conquistamos com a prática do exercício físico, mas os atletas que hoje subiram ao palco dedicaram-se, subiram ao pódio e são um exemplo também a seguir."
O vereador responsável pelo pelouro do desporto, David Gonçalves, acrescentou que "estar presentes num evento que agracia campeões que de uma forma ou de outra representam a nossa terra e que a dignificam através do mérito a esses nunca deixaremos de deixar um obrigado muito profundo." E ainda frisou: "Fazer campeões não é tarefa fácil, manter-se campeão é ainda mais difícil. Juntar-lhe a humildade cativa respeito e incita à prática, assim se constroem os valores que só o desporto pode transmitir! Somos e seremos sempre uma terra de campeões."
A Gala contou com a honrosa presença do Diretor Regional do Desporto, Custódio Moreno, que enalteceu a iniciativa e a dinâmica de incentivo ao desporto no concelho, onde tinha estado no mesmo dia de manhã, no momento de inauguração da nova Zona de Escalada.
O evento procurou ainda valorizar a história do desporto no concelho e nesse sentido foram homenageadas algumas das personalidades ligadas ao passado das diferentes modalidades, as quais foram escolhidas para realizar a entrega das distinções.
Além das distinções, a gala contou com momentos de animação proporcionados por classes de Hip hop da Associação Urban Xpression, pela Escola de Dança Municipal, pelo grupo de ginástica acrobática do Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel (CCD) e ainda com um momento protagonizado pelo projeto Dança Adaptada e Inclusiva “Dança a Mente”.
DISTINGUIDOS POR MODALIDADES
Atletismo: Celso Brito, Fernando Silva, Filomena Sabino, Hilário Guerreiro, Irina Coelho, Isabel Santos, Lara Martins, Nelson Dias, Mafalda Marreiros, Raquel Marques, Rui Bernardo, Vítor Martins, Equipa Feminina e Equipa Masculina da Associação Cultural Sambrasense.
Basquetebol: Guilherme Lacerda.
Prémio entregue por Manuel João Faísca, numa homenagem pelo seu percurso pelo atletismo tendo sido um veterano campeão até há muito pouco tempo, exemplo maior de juventude.
Bilhar: Rui Correia.
Dança: Didiana Martins Dias.
Ciclismo: Bárbara Santos, Guilherme Jesus, Hanna Heyse, Irina Coelho, James de Sousa, Lisandro Sousa, Natália Mendes, Pedro Brito, Pedro Silva, Rita Barriga, Rui Cruz e homenagem póstuma a José Salgueiro.
Esgrima: Teresa Godinho.
Prémio entregue por Constâncio Reis, numa homenagem pelo seu percurso pelo ciclismo, tendo por diversas vezes participado nas Voltas a Portugal.
Futebol/Futsal: João Veríssimo, Equipa de Infantis e Iniciados da Sociedade 1º de Janeiro, Equipa Sénior Feminina do Grupo Desportivo e Cultural de Machados.
Prémio entregue por César Correia personalidade ímpar na história do Futebol, consagrado árbitro internacional, com uma carreira notável e por Alberto Luzeiro, jogador profissional internacional.
Ginástica Acrobática: Laura Caetano.
Trampolins: Guilherme Cascalhais.
Halterofilismo: David Neves.
Hipismo: Álvaro Lourenço, Daniel Pires, David Santos e Manuel Alves.
Motociclismo: Bernardo Santos.
Obediência Canina Desportiva: Hernâni Lopes Carneiro e Pedro Ventura.
Orientação: Fernando Mendes, Guilherme Cavaco, Laura Guerra, Patrícia Pereira e Paulo Ribeiro.
Prémio entregue peça Diretora do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, Sónia Figueiredo e pelo coordenador do Desporto Escolar, Rui Bernardo.
Natação: Igor Melnychuk e Rafael Silva.
Prémio entregue por Emídio Eusébio, professor de Educação Física, apaixonado pela natação que já foi treinador e até coordenador das Piscinas Municipais de Faro.
Paintball: David Mendonça.
Pesca Desportiva: Fernando Miguel Horta de Brito.
Patinagem: Maria Molenda.
Prémio entregue por Paulo Silva, coordenador do Gabinete Municipal de Desporto e presidente do Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel.
Petanca: Ana Lúcia Rosária, Emanuel Guerreiro, Idalina Dias, Tiago Brito e Valério Brito.
Ténis/Ténis de Mesa: Bárbara Brito, Eva Fernandes, Victoriya Olenych, Equipa Feminina e Mista de Ténis do Clube de Ténis e Padel SBA e Miguel Caiado.
Prémio entregue por Nelson Gonçalves, representante do núcleo fundador do Clube de Ténis e Padel de São Brás de Alportel.
Triatlo/Duatlo: Dougal Gow, Irina Coelho e João Rita.
Vela: Matilde Guedes, Tomás Guedes.
Após entrega do prémio aos campões de Hipismo, a vice-presidente da Câmara Municipal, Marlene Guerreiro, destacou o valor simbólico do evento: "Encheu-nos o coração não apenas porque conseguimos distinguir cerca de uma centena de atletas que passaram pelo palco e que levaram o seu troféu tão merecido, mas também porque conseguimos prestar tributo a algumas personalidades que fazem parte da história do desporto de São Brás de Alportel. E isso para nós é muito importante porque entendemos que uma comunidade só tem futuro se tiver memória. E isso é São Brás de Alportel".