Num momento único, foi muita emoção que centenas de pessoas puderam sentir e presenciar, na apresentação do livro “Nat Dêxes ir Abaixe” escrito por Cristina Terêncio mãe do Gonçalo Assunção.
É um livro inspirador, que não deixa ninguém indiferente. A totalidade das receitas da sua venda revertem para o Movimento Prometo Viver, atualmente já constituído como associação, que já está a preparar o seu segundo evento, para o próximo dia 30 de setembro, apadrinhado pelo jornalista Mário Augusto, cujas receitas reverterão, desta feita, a favor de famílias que precisam de ajuda para fazer frente às dificuldades advindas de situações de paralisia cerebral, fruto de uma parceria com a Associação de Paralisia Cerebral de Faro (APPC Faro).
Nesta apresentação, estiveram presentes vários nomes, entre eles, a mãe de Gonçalo Assunção, Cristina Terêncio e o tio do jovem, Joaquim Terêncio, Marlene Guerreiro, vice-presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Domingos Caetano, vocalista dos Íris, o escritor Pedro Chagas Freitas.
O livro foi apresentado pelo conceituado escritor português Pedro Chagas Freitas que se associou ao movimento desde a primeira hora e é responsável pelas letras das duas novas músicas da banda Íris que foram apresentadas pela primeira vez durante o encontro.
Recordamos que Gonçalo Assunção faleceu em 10 de maio de 2021, não resistindo às sequelas sofridas num grave acidente de viação ocorrido meses antes. O jovem navegador vivia em S. Brás de Alportel, filho de Luís Assunção, um dos mais consagrados navegadores dos anos de ouro do Campeonato Sul de Ralis.