Após a participação ativa dos são-brasenses, tanto na fase de propostas como na fase de votação, chegou ao final o processo de participação do Orçamento Participativo de 2025, tendo sido vencedora a proposta de criação de um novo Reservatório de Apoio ao Combate a Incêndios.
Mais um passo importante para a proteção da serra e do concelho que vem reforçar a estratégia de defesa da floresta contra incêndios.
Em 2024, 18 anos depois da primeira edição deste exercício de gestão participada, o Município de São Brás de Alportel lançou mais uma vez o processo de Orçamento Participativo, tendo desafiado os munícipes a apresentar propostas de projetos que pudessem ser concretizados com uma verba não superior a 70.000,00 euros.
Após análise técnica das propostas apresentadas, em função da sua natureza de investimento, o seu interesse coletivo e a sua exequibilidade, seis passaram à fase de votação que decorreu até 6 de janeiro, sendo nesta edição disponibilizada uma plataforma eletrónica para melhor organização do processo.
A criação de um novo Reservatório de Apoio ao Combate a Incêndios, foi a proposta mais votada; seguiu-se a proposta de criação de sombreamento e arborização de parques infantis. A construção de uma pista de “pumptrack” ficou em terceiro lugar na preferência dos são-brasenses enquanto a criação de uma oficina comunitária solidária arrecadou votos que lhe valeram o quarto lugar nesta edição do Orçamento Participativo são-brasense. Em quinto lugar ficou a proposta de instalação de pontos de acesso para todas as salas das escolas do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas tendo a proposta de construção de mais casas para gatos de rua ficado em sexto lugar. 
O projeto vencedor vai permitir a instalação de pontos de água de emergência na serra, destinados ao abastecimento de meios de combate a incêndios. Serão instalados depósitos pré-fabricados com capacidade mínima de 20 mil litros de água, assegurando uma resposta mais eficaz a situações de emergência. Esta iniciativa conquistou a preferência da comunidade e será agora concretizada pelo Município.
Desde o seu lançamento, em 2006, o Orçamento Participativo de São Brás de Alportel tem-se demonstrado um instrumento valioso de gestão pública participada, promovendo a proximidade entre a comunidade e a autarquia e incentivando os munícipes a contribuir com ideias que moldam o futuro do concelho.
Ao longo dos anos, a participação ativa da população tem resultado em inúmeras iniciativas transformadoras, provando a capacidade coletiva de pensar e construir uma São Brás de Alportel melhor para todos.