por Miguel Encarnação | Licenciado em Ortoprotesia | miguel.encarnacao@live.com

As pessoas com Diabetes devem ter bastante atenção e seguir corretamente os tratamentos para as possíveis complicações que podem aparecer no organismo. Entre estas complicações encontra-se o Pé Diabético, que aparece quando existem níveis inadequados de glicose no sangue e outros fatores como a Hipertensão ou Colesterol elevado que causam danos nos vasos sanguíneos (perda da circulação) e danos nos nervos (Neuropatia Diabética).

Estes danos vão originar alterações na perceção do calor, da dor e na sensibilidade dos pés, o que, agregado a uma má circulação sanguínea nessa zona, pode provocar o aparecimento de úlceras e feridas causadas por pressões externas, fricção dentro do sapato ou infeções causadas por bactérias que possam entrar através de um corte na pele ou uma unha encravada, e que senão forem tratadas a tempo podem ser a causa de uma amputação.

Para evitar o Pé Diabético é importante seguir um plano de controlo e higiene indicado:

·         Lavar e observar os pés todos os dias;

·         Manter a pele limpa e suave;

·         Limar as calosidades suavemente;

·         Cortar as unhas regularmente;

·         Controlar a sensibilidade;

·         Proteger os pés do frio e do calor;

·         Usar sempre meias e sapatos.

Deve ainda usar vários produtos adequados para diabéticos, ideias para a prevenção de Pé Diabéticos. Destes produtos destacam-se as meias para diabéticos, sendo estas sem costuras, com acolchoamento e de preferência com cores claras para facilitar a descoberta de feridas, as palmilhas especiais para diabéticos e personalizadas ao seu pé e por fim o uso de calçado especial para diabéticos.

Se é diabético deve ter muito cuidado com as complicações agregadas a esta doença. Estima-se que 15% dos pacientes com diabetes desenvolvem pelo menos uma vez na vida uma úlcera no pé e metade das amputações de membros inferiores em todo o mundo têm como causa o Pé Diabético.