São Brás de Alportel, referência na região no uso de fundos da União Europeia, foi o concelho anfitrião do evento de encerramento do Programa Operacional Regional CRESC Algarve 2020 realizado n o final do ano em São Brás de Alportel
O evento decorreu no dia 26 de novembro, por iniciativa da Autoridade de Gestão do Programa Regional. 
Aprovado em 18 de dezembro de 2014, o Programa CRESC ALGARVE 2020 assentou a sua estratégia num modelo territorial e socioeconómico mais forte, competitivo, inclusivo e sustentável no tempo. Gerou consensos e mobilizou a região do Algarve para um desenvolvimento equilibrado assente na valorização do conhecimento, na promoção do empreendedorismo, das qualificações e da valorização territorial com o apoio dos fundos comunitários. No total foram aprovadas mais de 1.500 operações que absorveram a dotação global disponível para o programa (318.6 milhões de euros), alinhadas com as prioridades estratégicas nacionais bem como as prioridades enunciadas na Estratégia Europa 2020.
 
O evento de encerramento permitiu fazer o balanço e a retrospetiva do que os fundos comunitários tornaram possível, do que materializaram e melhoraram na região do Algarve e contou com a presença do presidente da  Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve I.P.), José Apolinário assim como de antigos presidentes da CCDR Algarve e Gestores dos Programas Operacionais do Algarve, Francisco Serra e David Santos, do presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, além de representantes da Comissão Europeia e da Agência de Desenvolvimento e Coesão.
 
“Este momento é o reflexo de um trabalho coletivo que, ao longo dos últimos anos, mobilizou esforços e transformou desafios em oportunidades.
 
Assente na estratégia de um modelo territorial e socioeconómico mais forte, competitivo, inclusivo e sustentável, este Programa Regional gerou consensos e mobilizou a região do Algarve para um desenvolvimento equilibrado. Valorizou o conhecimento, promoveu o empreendedorismo e as qualificações, e investiu na valorização territorial, tudo isto com o apoio essencial dos fundos comunitários”, afirmou Vitor Guerreiro durante a sua intervenção.
 
O Município de São Brás de Alportel contribuiu ativamente para este percurso de desenvolvimento, implementando um conjunto muito alargado e diversificado de projetos, em distintas áreas. A renovação urbana foi uma das áreas mais significativas com a requalificação do Largo de São Sebastião, primeiro Troço da Avenida da Liberdade e Rua Gago Coutinho; mas também a valorização do património, com a criação do Espaço Memória do Município, a reabilitação da antiga Casa de Secção que alberga a Casa Memória da EN2 ou a Casa da Serra, em plena Serra do Caldeirão ; a eficiência energética, com importantes investimentos no Parque Escolar, entre muitos outros que reforçaram a coesão territorial e a competitividade regional. 
 
O programa integrou, paralelamente, na Galeria Municipal uma mostra de projetos exemplificativos dos apoios prestados pelo CRESC Algarve 2020 no período de programação (2014 – 2021).
 
Um momento de celebração, mas também de reflexão sobre os desafios futuros e sobre a importância de continuarmos a aproveitar as oportunidades proporcionadas pelos fundos europeus para garantir um Algarve mais sustentável e inclusivo.