A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de São Brás de Alportel e a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, com o apoio do Município de São Brás de Alportel promoveram uma caminhada solidária, que teve lugar no dia 15 de maio, dia da família, a ultimar o programa de ações de sensibilização em prol dos direitos das crianças.

A iniciativa decorreu a 15 de maio e contou com a presença de crianças e adultos vestidos com uma peça de roupa azul por estar inserida no programa da Campanha Laço Azul e do Mês de Prevenção contra os Maus Tratos na Infância.

A par da sensibilização da população face aos maus-tratos na infância a caminhada permitiu ainda angariar produtos alimentares e produtos de higiene infantis que serão futuramente distribuídos pelas famílias carenciadas do concelho, através da doação destes produtos na Loja Social dos Serviços Sociais do Município de São Brás de Alportel.

Ainda de referir que no âmbito da Campanha Laço Azul, as escolas do concelho desenvolveram iniciativas de sensibilização e também a Escultura “Liberdade”, instalada na Avenida da Liberdade voltou, uma vez mais, a ser decorada com um laço azul com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade.

Importa recordar que a Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) teve início em 1989, na Virgínia, nos Estados Unidos da América, quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”.

A cor azul foi escolhida, porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus tratos.

A história de Bonnie Finney mostra-nos o efeito que a preocupação de um único cidadão pode ter, no despertar das consciências do público em geral relativamente aos maus tratos em crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.

O Dia da Família foi também celebrado no município com uma iniciativa promovida pelo Grupo de Intervenção Sénior e pela Rede de Intervenção Comunitária ENVOLVE, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, que pretendeu dar aos seniores em situação de maior vulnerabilidade, um momento de fraterno convívio, num encontro primaveril, que teve lugar no bonito Parque da Fonte Férrea.

Tal como a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, em São Brás de Alportel também foi criada pelo município, há alguns anos, uma comissão informal de proteção dos mais idosos, em situação de risco, num trabalho desenvolvido em parceria pelas entidades do concelho, da maior importância para a qualidade de vida dos seniores.