Nova valência do CMR Sul permite a avaliação das necessidades dos utentes para poderem voltar a conduzir em contexto real, após utilização de um sistema de simulação em diversos contextos.

Para breve está a possibilidade dos utentes poderem treinar e aprender a conduzir um veículo adaptado. Até ao momento, todos os utentes que necessitavam a nível nacional deste tipo de serviço tinham de dirigir-se ao Centro de Reabilitação de Alcoitão

Localizado em São Brás de Alportel, o Centro de Medicina e de Reabilitação do Sul (CMR Sul), está agora apetrechado com um simulador veicular, o segundo em funcionamento a nível nacional, e o mais moderno, cuja implementação resulta de um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de São Brás de Alportel e a Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve.

Um investimento por parte da autarquia são-brasense, na ordem dos 25 mil euros que permitiram a reabilitação do espaço onde esta nova valência está a funcionar e o investimento tecnológico na ordem dos 75 mil euros da parte da ULS Algarve.

A terapeuta ocupacional também coordenadora do Núcleo de Produtos de Apoio da ULS Algarve, Clarisse Mendes, explica que o objetivo é avaliar, simular o treino em condução e futuramente numa viatura adaptada.

Até agora, só a partir do CMR Sul eram encaminhadas anualmente cerca de 60 pessoas para o Centro de Reabilitação de Alcoitão que, na sua maioria, tiveram em algum momento da vida lesões medulares, acidentes vasculares cerebrais e outras patologias que lhes provocaram alguma incapacidade.

Pessoas que passam a ter este serviço mais próximo das suas áreas de residência, prevendo-se também ainda o encaminhamento de utentes através dos Centros de Saúde, dos hospitais da região e dos Cuidados de Saúde Primários, assim como o encaminhamento utentes residentes noutras zonas próximas do Algarve, como é o caso do Algarve.

O sistema pode ainda ser utilizado para avaliações de seniores que precisam de renovar a carta de condução, uma vez que permite avaliar tempos de reação, dificuldades auditivas e visuais, entre outras.

As avaliações são feitas por uma equipa composta por médicos fisiatras, terapeutas ocupacionais e psicólogos.

“Este equipamento vai ao encontro da estratégia do Município para a mobilidade para todos, com particular foco para quem tem mobilidade reduzida ou condicionada. Somos exemplo em circuitos acessíveis para pessoas com essas dificuldades e as nossas parcerias com o CMR Sul são muitas e diversas. Esta é mais um exemplo”, explica o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, durante a visita conjunta com o presidente do Conselho de Administração da USL, João Ferreira.

“O Município está sempre disponível para colaborar e sem dúvida que este é um exemplo dessa colaboração que se justifica pela sua abrangência e pela sua capacidade de inovação e pelo serviço que presta que é essencial”, acrescenta.

“É um investimento que o Serviço Nacional de Saúde está a fazer” sublinhou João Ferreira destacando que se trata do segundo equipamento em funcionamento a nível nacional em funcionamento num centro de referência e que já tem neste momento 11 utentes inscritos.

Para a responsável clínica do CMR Sul, Arminda Lopes, “esta é mais uma componente de todo o processo de reabilitação do doente com incapacidade motora de forma a que o CMR Sul consiga cumprir a sua missão que é devolver as pessoas com incapacidade ao exercício pleno da cidadania”.

Importa recordar que, o CMR Sul é exemplo de excelência na promoção da reabilitação interdisciplinar em situações de intervenções prolongadas e complexas, melhorando o cenário da saúde na área da reabilitação em regime de internamento não só na região do Algarve e Alentejo, como a nível nacional.