O sol e praia e o rio Guadiana são os elementos «prioritários» do plano estratégico de turismo da eurocidade do Guadiana, ontem apresentado na Feira Internacional de Turismo (Fitur) de Madrid, disse um membro da comissão diretiva da eurocidade.

Ricardo Cipriano, que apresentou o plano na feira madrilena, explicou à agência Lusa que o plano foi elaborado com base num estudo das universidades do Algarve e de Huelva e identifica os eixos estratégicos e de atuação para promover um território transfronteiriço luso-espanhol, que engloba também os municípios de Castro Marim e de Ayamonte (Espanha).

“Este plano tem um horizonte temporal de cinco anos, a iniciar agora em 2023 e a terminar em 2027, tem 14 objetivos estratégicos e nove eixos fundamentais de atuação”, afirmou o vice-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, em declarações à agência Lusa, após finalizar a apresentação na Fitur.

A mesma fonte precisou que, “para além da promoção e da estruturação do produto [turístico] deste território comum, que é um dos eixos”, o plano inclui “também a parte da governança da eurocidade, aquilo que é a sustentabilidade do território, uma política de mobilidade conjunta e também políticas de empregabilidade e de qualificação da oferta”.

“Com toda esta realidade conjunta que nós temos, vamos criar um produto turístico comum. E apresentámos também a marca Fronteira Liquida”, assinalou o vice-presidente da Câmara algarvia, numa referência à importância que o rio Guadiana tem para a promoção turística deste três municípios do baixo Guadiana.

Com a apresentação da estratégia turística, a eurocidade do Guadiana “está a posicionar-se” também para obter financiamentos através dos quadros comunitários de apoio, como o programa de cooperação transfronteiriça Interreg Espanha-Portugal (POCTEP 2021-2027), acrescentou.

“Nas prioridades dos produtos turísticos, para além do sol e praia, o rio Guadiana, como um produto estratégico, é considerado prioritário”, frisou Ricardo Cipriano, que integra também a comissão diretiva da eurocidade.

O presidente da Câmara de Castro Marim, Francisco Amaral, que detém a presidência rotativa da eurocidade, também esteve na apresentação de hoje, em Madrid, e destacou a importância de promover o território comum transfronteiriço composto pelos três municípios em eventos da dimensão da Fitur.

“Estamos numa feira que é visitada por milhões de pessoas, é uma das maiores da Europa, e apresentar a eurocidade nesta feira tem alguma repercussão”, afirmou à Lusa o autarca algarvio, frisando que “os três municípios funcionam como um só, ficam numa zona central e estratégica importante, situada no meio do Algarve e da Andaluzia”, comunidade autónoma espanhola na qual está inserida Ayamonte.

Francisco Amaral apontou como “fatores muito positivos” para o turismo a “tranquilidade, a calma e a segurança” que se vive no território da eurocidade, onde também “o clima, as praias e o património histórico, cultural, arquitetónico e ambiental” se constituem como elementos de atração, que devem ser valorizados e aos quais se junta uma “rica oferta hoteleira e gastronómica”.

O autarca fez ainda um balanço positivo do trabalho realizado até agora pela eurocidade do Guadiana, onde disse haver “um sentimento único comum, uma unidade territorial, com as suas diferenças”, considerando que a presença na Fitur é a “melhor maneira de promover” as potencialidades turísticas da zona.

“Todos os instrumentos de cooperação transfronteiriça passam por uma dificuldade, que é compatibilizar a legislação portuguesa com a espanhola, estivemos anos com isso, neste momento foram ultrapassados os obstáculos e, com este plano estratégico, estão criadas as condições para isto funcionar e avançar no terreno”, disse ainda o autarca.