Trata-se de um projeto sa iniciativa do Município de São Brás de Alportel, em parceria com a Universidade do Algarve.
Esta campanha tem como objetivo principal a escavação de várias sondagens, uma destas junto ao achado, para busca de outros vestígios relacionados com o mesmo.
No âmbito destes trabalhos, também decorrem a prospeção e o levantamento sistemáticos da área envolvente, de forma a documentar este espaço e verificar a eventual presença de outros monumentos similares.
As escavações contam com a participação de diversos estudantes de arqueologia, maioritariamente da Universidade do Algarve, dando continuidade aos estudos sobre este tema que a universidade tem vindo a desenvolver noutros concelhos algarvios e mesmo noutras regiões do País.
Os trabalhos no Monte do Trigo inserem-se num projeto de investigação sobre o património histórico-arqueológico do concelho, aprovado pela Direção-Geral do Património Cultural para o biénio de 2023-2024, e contam com o apoio logístico da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.
Promovido por iniciativa do município, este projeto resulta de um protocolo de colaboração firmado em 2022 com a Universidade do Algarve. Os resultados preliminares desta intervenção e do respetivo projeto serão apresentados durante as “Jornadas Europeias do Património 2023”, no final do próximo mês de setembro em data a anunciar.