Por David de Sousa Coelho | david.desousacoelho@gmail.com

São três anos de Orçamento Participativo (OP). Três anos em que um grupo de cidadãos, onde me incluo, discutiu, refletiu e propôs a sufrágio um conjunto de projetos importantes para Vale Judeu. No ano de 2015, repito, 2015, apresentamos, em conjunto, algumas propostas, como exemplo: 1 - Plano de urbanização de Vale Judeu; 2 - Beneficiação do espaço de jogos da Escola Primaria de Vale Judeu; 3 - Rotunda junto à igreja de Vale Judeu; 4 - Passeio da Igreja de Vale Judeu ao Café Silencio; 5 - Construção de plataforma para o Parapente; 6 - Passadeiras elevadas para a redução de velocidade na área residencial em Vale Judeu; 7 - Criação de um espaço de uso coletivo no Centro de Vale Judeu, com requalificação do espaço da malha.

Este ano (2016) a proposta vencedora de São Sebastião, com 488 votos, foi a “Beneficiação do espaço de jogos da Escola Primaria de Vale Judeu”. Uma proposta que promove a qualidade de vida da população residente e que qualifica o nosso núcleo urbano. Uma proposta de continuidade que orgulha a mim, aos que comigo a construíram e àqueles que a apoiaram de forma direta e indireta.

Fico muito feliz com o resultado na votação, mesmo considerando que a mesma não foi entregue publicamente aos seus proponentes mais diretos. Apesar da tonalidade branca e pálida que se vislumbra nos flashs das objetivas disparados no momento, não posso deixar de realçar o cinzentismo da atitude que se transpareceu, também, na ausência de ideias quando elas foram solicitadas.

Não obstante, há que fazer um balanço muito positivo desta iniciativa do executivo da autarquia ao longo dos últimos três anos. Faço, no entanto, notar que é agora necessário realizar obra e implementar as ideias para o qual este grupo de cidadãos contribuiu. É necessário devolver resultados.

Espero que OP seja uma iniciativa com continuidade temporal e que, apesar deste interregno que se encontra previsto para 2017, possa vir a ser alargado e dotado de maior volume financeiro, no sentido de possibilitar a realização de mais do que uma obra em cada freguesia.

No caso de São Sebastião ainda existe lugar a muitas propostas como é o caso, por exemplo, do Largo do Parragil, Requalificação do Largo Afonso III, e a criação de uma bolsa de estacionamento na estação de Loulé, entre outras.

E cá estaremos para participar, apoiar e propor sempre, mesmo sabendo que, por algumas vezes, os resultados da votação não são entregues diretamente aos seus proponentes.

Um bem haja.