Por: Dr.ª Noelia Bota Alvarez | Médica Geral e Familiar | Pela Universidad del Zulia na Venezuela

Olá sou sua assídua seguidora e gostava de expor o meu caso. Atualmente, sinto muito cansaço, debilidade, tonturas e sede. Estou preocupada, já que a minha mãe é diabética e eu tenho algum receio destes sintomas estarem associados a essa doença. O que me aconselharia?

                                                                                                          Maria Edília, G

Olá, certamente que pela sua história familiar, está a desenvolver diabetes. Tem de ter muito cuidado, já que esta é uma doença silenciosa na maioria dos casos, sobretudo se as pessoas não fizerem algum controlo.

Os principais fatores de risco para desenvolver diabetes são: obesidade, ingestão de muito açúcar, doces e gorduras, associado ao histórico familiar, idade, stress, alcoolismo, hipertensão arterial e sedentarismo.

Temos dois tipos de Diabetes, uma Tipo 1 onde tudo acontece muito rápido e os sintomas são muito evidentes e mais severos e a Diabetes tipo 2 que é mais silenciosa e os sintomas tendem a passar desapercebidos - temos que estar mais alertas com esta condição.

É importante ter um diagnóstico para conseguir tomar as medidas certas, evitando um avançar da doença e prevenindo sequelas. Se tiver algum destes sintomas, tenha cuidado: fome e sede excessiva, visão desfocada, perda de energia, fadiga extrema, dormência, formigueiro nas mãos e pés, vontade excessiva de urinar, infeções e dificuldade em cicatrizar feridas.

É possível que alguns doentes com Diabetes, sobretudo o Tipo 2, possam controlar a doença com a alteração do seu estilo de vida e a redução de peso. No entanto, a maioria das pessoas necessita de tratamento adequado ao seu quadro geral de saúde.

RECOMENDAÇÃO PARA FAZER PREVENÇÃO:

-        Ter um glucómetro em casa e registar os valores de açúcar no sangue, caso tenha alguma dúvida. A glicemia em jejum se estiver acima de 126 mg/dl é provável que já esteja condicionada pela Diabetes;

-        Conhecer a sua história familiar e herança genética;

-        Reduzir o consumo de certas frutas como as uvas, bananas, melancia e o melão e evitar sumos.

-        Evitar o consumo de açúcar na alimentação e carboidratos simples como massa, arroz, etc;

-        Reduzir o consumo de álcool;

-        Não ficar mais de 3 horas sem comer - é recomendável fazer lanches e cerca de 6 refeições ao dia, com alimentos que incluam muita fibra.

-        Manter o peso ideal;

-        Evitar o sedentarismo;

-        Praticar atividade física regularmente e manter-se ativo. O seu organismo vai utilizar a glicose para obter energia e assim não aumenta o valor - recomendável 30 minutos, 5 vezes por semana.

-        Eliminar o uso do tabaco. Os benefícios de deixar o tabaco são imediatos;

-        Controlar a pressão arterial;

-        Evitar o stress e a ansiedade.

Adote estas recomendações para fazer a prevenção da Diabetes. Pratique exercício regularmente e tenha uma alimentação equilibrada. Monitorize, periodicamente, os níveis de glicose no sangue e consulte o seu médico para fazer exames regulares de diagnostico para assegurar se é preciso tomar alguma medicação especifica.

A Diabetes não tem cura e, por isso, o mais importante é fazer prevenção, já que a doença é crónica e exige acompanhamento multidisciplinar durante a vida.