O Compromisso de Sustentabilidade do Grupo AdP define como ambição acelerar a economia circular da água através de uma gestão do ciclo da água em equilíbrio com a natureza, garantindo a transição para a economia circular e atendendo ao objetivo de valorizar os resíduos produzidos enquanto subprodutos.
A Águas do Algarve, S.A. alinhada com esta ambição de acelerar a economia circular da água, encaminha cerca de 5 000 toneladas de lamas desidratadas do tratamento de água para consumo humano das suas Estações de Tratamento de Água (ETA), para valorização no Centro de Produção de Loulé (CPL) da Cimpor, incorporando a matéria-prima para produção de cimento, desde o ano de 2004 até à presente data.
Importa, contudo, desenvolver mais ações no sentido de viabilizar soluções alternativas e/ou complementares à atual valorização das lamas de ETA, que garantam o encaminhamento da totalidade das lamas produzidas anualmente e armazenadas, e ponderando a sustentabilidade das opções privilegiando a valorização na região, através da incorporação noutras indústrias.
Assim surge a necessidade de avaliar outras soluções regionais alternativas à atual, contempladas no âmbito do Acordo de colaboração específico – CIRCULamETA- celebrado com entidades de I&D, nomeadamente com o Instituto Superior de Engenharia (ISE) da Universidade do Algarve (UAlg) e o Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade (Itecons).
FAQ:
Situação atual: São encaminhadas cerca de 5 000 toneladas de lamas desidratadas do tratamento de água para consumo humano das ETA da AdA, para valorização no Centro de Produção de Loulé (CPL) da Cimpor, incorporando a matéria-prima para produção de cimento.
Problemática: Necessidade de aplicação na Economia Circular de Lamas de ETA noutras indústrias e aplicações, a nível regional.
No sentido de avaliar a viabilidade de outras soluções regionais alternativas à atual surge o Acordo Específico de Cooperação: CIRCULamETA
Projeto CIRCULamETA
Parceiros: Instituto Superior de Engenharia (ISE) da Universidade do Algarve (UAlg) e o Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade (Itecons)
Objetivo do Acordo: Realização de estudos técnicos preliminares para avaliar a possibilidade da aplicação de lamas resultantes do tratamento de água para consumo humano na economia circular, nomeadamente na aplicação em compósitos cimentícios e aplicações geotécnicas.
Valor global: 21 485,00 EUR (vinte um mil, quatrocentos e oitenta e cinco Euros).
Prazo do Projeto: 9 meses a partir de setembro de 2024.
Resultados/meta: Incrementar a integração de lamas de ETA na economia circular a nível regional.
Figura 1Foto: Sistema de desidratação de lamas de ETA por prensa
Teresa Fernandes, Porta Voz da Águas do Algarve SA