por Teresa Lourenço | Nutricionista licenciada em Dietética e Nutrição | tmlourenco92@gmail.com

A multiculturalidade trouxe-nos refeições distintas do passado; exemplo disso é o sushi, junção de arroz com outros alimentos.

Existem várias peças: sashimi (peixe cru); hosomaki (rolo embrulhado em alga); uramaki (rolo com arroz por fora e alga por dentro); nigiri (arroz com peixe por cima) e temaki (cone feito de alga com recheio de arroz e peixe).Ingredientes como: salmão, atum, camarão, abacate, manga, cenoura e pepino, são os mais utlizados. O sushi tem um aspeto “leve” e é composto por alimentos saudáveis como o peixe e os legumes. Há peças que têm entre 10 a 40 calorias, mas, este valor pode dobrar, se forem fritas e se forem adicionados cremes de queijo, maionese, molhos e wasabi (tempero japonês). O arroz do sushi é feito com, açúcar, sal e vinagre; a sua confeção varia entre restaurantes, se num adicionarem mais açúcar, tornam-no mais calórico e, não é integral, por isso, diminui a saciedade. O molho de soja tem alto teor de sal, o que aumenta o risco de Hipertensão.

Como vê uma refeição supostamente “leve”, pode ter cerca de 400 calorias. O peixe contem metais pesados especialmente o metilmercúrio (muito tóxico), por isso não ingira sempre o mesmo peixe. O cru também tem microrganismos patogénicos logo, os imunossuprimidos, grávidas, lactantes, idosos e crianças são considerados grupos de risco para comer sushi. Previnem-se intoxicações alimentares, ao cozinhar o peixe; no sushi, se ele for congelado mata alguns microrganismos.

Escolha peixe brilhante, firme e com cheiro agradável. Descongele-o no frigorífico em embalagens herméticas e coma-o no espaço de dois dias. Selecione restaurantes de sua confiança.

Apesar de tudo, o sushi é nutricionalmente interessante devido a: proteína, ómega 3, vitaminas, fibra e minerais do peixe, algas, legumes, fruta e sementes.

Se a sua saúde o permitir, num dia especial entre no espirito oriental e prove; exclua as peças fritas, com cremes e maionese e eleja as que têm menos arroz e molhos com menor teor de sal.